quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mais pastéis (aproveitamento de restos de caril de frango)


Tenho andado à procura de uma massa para pastéis que leve pouca gordura. Acho que a encontrei. É simples, leve azeite e tem a vantagem de se poder deixar de um dia para o outro no frigorífico, isto porque esta dose dá para cerca de 20 pastéis. Deste modo, permite duas refeições de pastéis acabados de fazer. Os ingredientes são os seguintes:

- 2 copos de farinha de trigo integral, que neste caso foram substituídos por 1 copo de farinha de trigo T55 e por outro de uma mistura de farinha de arroz integral e restos de farinha kamut
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1/2 copo de água + algumas colheres
- 1 colher de chá rasa de sal

Amassei muito bem até obter uma massa elástica. Depois retirei bocadinhos de massa que estendi sobre uma pedra enfarinhada até ficar com uma espessura reduzida. É preciso ter o cuidado de ir colocando farinha na pedra para a massa não pegar. Com a ajuda de umas taças de sopa cortei com uma faca 2 círculos por cada pedaço de massa. Quanto ao recheio, foi o mesmo dos anteriores pastéis, isto é, uma mistura de caril de peito de frango com arroz, tendo desfeito os cubos de carne com a ajuda de um garfo. Depois de dobrar a massa e ficar com um semi-círculo fechei-os com a ajuda de um garfo que calquei nas bordaduras.

Ficaram uns pastéis grandes que coloquei no tabuleiro do forno que já estava forrado com papel vegetal. Pincelei-os com ovo batido inteiro e salpiquei com sementes de sésamo. Depois foram ao forno cerca de 13 minutos a 180ºC.



3 comentários:

  1. Ficaram lindos e com recheio delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro pasteis e afins. Ficaram bem apetitosos!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de pastéis. Principalmente ao jantar. Permitem fazer uma refeição mais leve.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar