quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pastéis de arroz e frango (restos de caril)


Do caril referido numa das entradas anteriores restaram umas sobras de frango (com molho) e de arroz, que resolvi reciclar em pastéis. A certa altura os alimentos precisam de adquirir uma nova cara, para se evitar o cansaço de estar sempre a comer o mesmo prato. Claro que existe sempre a solução de congelar e comer passado uns dias, mas neste caso esta solução já tinha sido aplicada. Foi assim que tive a ideia de misturar o arroz com o frango e o molho, esmigalhando com um garfo os pedaços de frango. E o recheio ficou pronto!

Para a massa utilizei a do strudel salgado, que já coloquei neste blog, por incluir uma menor quantidade de gordura. A receita é a seguinte:

300 g de farinha
80 g de margarina Becel derretida (já se compra em frascos)
1 ovo
sal
água

Amassei os ingredientes de forma a obter uma massa homogénea, não muito dura que deixei descansar durante 20 minutos. Nota: pode ser necessário adicionar mais um pouco de farinha para se obter a consistência adequada. Nestes caso obtive uma massa bastante elástica que dificultou um pouco o processo de dar forma aos pastéis e fazer-lhes um bordadura de fecho.

No final, foram ao forno num tabuleiro, sobre uma folha de papel vegetal de cozinha. Antes pincelei-os com leite para obter uma crosta estaladiça. O tempo no forno foi de cerca de 20 minutos a 180ºC.


8 comentários:

  1. Ficaram bem rusticos. E de caril deviam saber a um parente da chamuça :)

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com ótimo aspeto. Perfeitos para mim que adoro caril.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. É mesmo assim. Podemos guardar e manter a configuração. Ou fazer qualquer coisa, a partir do ponto de chegada. Estes seus pastéis parecem tão de reproduzir. Até sou capaz de fazer a massa, mesmo com aquelas minhas questões em relação a fazer massas:)

    Um beijo de bom fim-de-semana para si, Fa.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Reinventar é a palavra de ordem! Lindos que ficaram. E apetitosos, só de imaginar o recheio ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Obriaga Ondina. É uma boa comparação.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Rosário,
    Ficaram muito estaladiços. O conteúdo da travessa desapareceu muito rapidamente.
    um beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  7. Obriagada Academia de cozinha.
    bfs
    Fa

    ResponderEliminar