terça-feira, 28 de maio de 2013

Bolo de chocolate com tomilho


Já há muito tempo que não tinha vontade de fotografar as flores do jardim. Ainda hoje, quando abro o portão de ferro que dá acesso à casa dos meus pais e sou obrigada a atravessar o jardim, não posso evitar o recordar das pequenas histórias que todas aquelas plantas encerram. Às vezes, passo rapidamente. Outras fico a olhar. Mas o vaso de amores-perfeitos é como se fosse uma presença invisível que está à minha espera. O local onde se encontra foi escolhido por mim. Talvez porque, nos últimos anos, sempre que vivi momentos de aflição sentava-me nos degraus de pedra da entrada, foi esse o espaço que considerei mais adequado para os vasos de amores-perfeitos. Isto porque já tenho dois. Oferta de amigos que sabem o que eles significam para mim.

Esta introdução mais intimista serve para explicar a minha vontade de fazer um bolo para o meu pai, mesmo sabendo que o último bolo que fiz ainda não foi comido. Não consultei livros nem blogues. Foi apenas uma experiência de mistura de ingredientes, com base em dois aromas principais: o do chocolate e o do tomiho. Acho que ligam muito bem.  

Quanto à receita aqui fica:

- 2 chávenas de chá de farinha
- 1/2 chávena de chá de cacau em pó (magro)
- 1 chávena de chá de açúcar
- 1 chávena de chá de leite
- 1/2 chávena de azeite
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado (folhas)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de chá de fermento
- 3 ovos

À semelhança de outros bolos juntei primeiro os ingredientes secos e depois os húmidos. Quantos aos ovos, optei por adicionar primeiro as gemas e por juntar no final as claras batidas em castelo. Depois foi só levá-lo ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.

 

3 comentários:

  1. Achei interessante a combinação de chocolate e tomilho.
    O bolo ficou lindo.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Olá São e Marisa

    Obrigada pelos vossos comentários. Gosto muita desta ligação. Costumo comprar umas barras de chocolate preto com tomilho. São deliciosas.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar