quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pão com flocos de quinoa e geleia de agave

Já há muito tempo que não utilizava a máquina de fazer pão. Ontem fui buscá-la ao armário em situação de emergência. Não tinha pão em casa e não tinha tempo para ir comprar. Poderia te seguido outro método, mas a máquina tem a vantagem de cuidar de tudo. Apenas necessitamos de tirar o pão depois no último apito. Quando tiver oportunidade também experimentarei a receita que a Babette colocou hoje no seu blogue. Aliás, já há uns tempos trocámos informações sobre este método e na altura fiz um pão rústico, com bastante sucesso.

A semana passada tinha comprado uma fatia de pão com quinoa no supermercado Brio de Carnaxide. Gostei bastante do sabor e da textura, por isso resolvi experimentar a seguinte mistura de ingredientes:

- 1 1/2 chávena de água
- 4 colheres de sopa de leite em pó magro
- 2 colheres de sopa de geleia de agave
- 1 colher de café de sal refinado
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 chávenas de farinha de trigo T55 (bio)
- 1 chávena de farinha de trigo integral
- 1 chávena de flocos de quinoa
- 2 colheres de chá de fermento granulado para pão

Depois de todos os ingredientes serem colocados na máquina por esta ordem foi só colocá-la a trabalhar e aguardar 3 horas para o pão estar pronto. Ficou muito saboroso e com uma linda cor de tal modo que o saco de pão que entretanto o meu marido tinha comprado, acabou no congelador.

6 comentários:

  1. Fa,
    Ficou um belo pão e é uma óptima opção para os flocos de quinoa, que lá em casa duram imenso tempo por que só eu é que os como. O pão da Babette também já está na minha lista. Em tempos experimentei o método que ela indica e o pão fica excelente, além de que amassa dura no frigorifico perto de duas semanas e assim podemos ter todos os dias em casa o cheiro do pão acabado de cozer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla
    A quinoa fica muito bem no pão, desde que seja misturada com outras farinhas que tenham glúten. O xarope de agave acho que também he deu um sabor particular. Ficou muito agradável. Vou experimentar os flocos de quinoa com a técnica da Babette. bjs

    ResponderEliminar
  3. Realmente. Tanto a Fa como a Babette estão a ser um óptimo incentivo para que experimente aventurar-me a fazer pão. Algo que nunca fiz. Tenho andado a pensar em comprar uma máquina. A Fa aconselha?

    Beijo da Mar.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    Para ser sincera acho que hoje já não a comprava. Para além de ser volumosa o pão não fica com um formato bonito. Claro que tem uma vantagem sobre qualquer outro método,colocam-se os ingredientes e ao fim de x tempo o pão está pronto sem preocupações de controlar o tempo de forno. Esse é o aspecto mais positivo. Há quem opte por utilizar a máquina só para bater a massa e depois coloque o pão no forno tradicional. Mas com a técnica que a Babette utiliza é muito fácil de fazer. Acho que a Mar vai adorar fazer pão em casa. A cozinha fica perfumada com aromas da infância e depois a tentação de provar o pão ainda quente é sempre muito forte.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu estou orfã de máquina... Ao fim de 8 anos de uso desmedido, avariou de vez! E por isso procurei alternativas. A técnica base que agora utilizo é de facto muito prática.
    Um beijo às duas
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Num fim-de-semana tranquilo, hei-de experimentar. Com ou sem máquina:) Seria já este, mas o meu filho faz anos no domingo e há uma festa a preparar:)
    Obrigada, Fa(da) madrinha:)

    Beijo da Mar.

    ResponderEliminar