quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mini-pizzas

Estas mini-pizzas foram a base de um jantar realizado em frente da televisão enquanto se assistia à final (2011) do Dînner presque parfait. A receita foi recolhida no Livro Essencial dos Aperitivos, sendo a massa preparada com os seguintes ingredientes:

- 7 g de levedura seca
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 185 ml de água morna

Tape e reserve esta mistura durante 10 minutos, ou até que se forme espuma. Peneire 250 g de farinha de trigo e 1/2 colher de chá de sal para uma taça grande e faça uma cova no centro. Deite a mistura de levedura e junte 1 colher de sopa de azeite. Misture tudo com uma faca de lâmina achatada com um movimento de corte até que se forme uma massa. Coloque numa superfície levemente enfarinhada e amasse durante 10 minutos ou até que fique homogéneo. Coloque numa taça untada, cubra com película aderente e deixe descansar 45 minutos ou até que duplique de tamanho. Soque a massa para retirar o ar e amasse mais 8 minutos. Estenda-a até ter 1 cm de espessura. Corte rodelas com um copo e coloque-as num tabuleiro forrado de papel vegetal.

Quanto ao recheio utilizei três versões:

- petingas em azeite, mozarela e tomilho limão
- tomate cereja, mozarela, parmesão e orégãos
- pedacinhos de camarão, tiras de queijo da serra e passa de uva sem grainha

Polvilhei com um pouco de flor-de-sal e levei ao forno 10 minutos.

8 comentários:

  1. Olá Fa, já não escrevia por aqui há uns tempos. Mas vejo que também conhece o programa que tantas vezes vejo. Não vi no entanto a final. Acho muita piada, mesmo aos "desastres" que por lá também aparecem, de tanto quererem complicar. Ainda por cima em francês, recordando o meu liceu e daí o entender quase tudo. Andei "desviada" décadas da língua francesa, profissionalmente na minha
    área é tudo em inglês.Custou retomar. Adoro também ver o Arte, também vê?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. E QUE RICO JANTAR A DE PETINGAS DEVIA DE ESTAR DELICIOSA, ACHO QUE COMEÇAVA POR UMA DESSAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. eu adoro esse tipo de comida e tb vi o mesmo programa pois é frances gostei muito das pesoas que ganharam mereceram mesmo sendo jovens as tuas pizzas ficaram muito boas parabens beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida Lusitana,

    Sou muito francófona, principalmente em determinadas áreas. Um delas é a cozinha. Também vejo o Arte. Não sou muito dotada para as línguas, provavelmente devido a uma dislexia que nunca me impediu de fazer nada, a não ser conseguir ter um bom domínio do inglês e do francês. O meu marido fez a sua formação em França o que me permitiu ter uma estadias alargadas na Alsácia. Foi nessa altura que recuperei o francês do liceu.

    Um grande beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  5. Olá São,

    Souberam-me muito, embora por princípio não goste de fazer as refeições em frente da televisão. Contudo não queria perder o programa.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Isa,

    Fico contente de saber que também viu o programa. Teve um nível bastante alto para amadores. Em particular, para os que ganharam o concurso que eram bastante jovens. Aprendo muito com estes programas.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  7. Uma refeição ligeira em frente à televisão acompanhada com umas pizzas em miniatura. A propósito de um programa em francês. Partilho do seu gosto pela língua dos amantes. Quando tive de escolher, custou-me não ser essa a minha primeira opção. Mas ficou-me sempre a língua do país onde a beleza é um exercício com um quê de religião. E sabe, ando a pensar em inscrever-me em italiano:) Fiquei com muita vontade, depois de Veneza.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Mar,

    Para mim o francês é a língua da cozinha, da filosofia e de muitas outras coisas que necessitam tempo.

    Acho um excelente projecto o de aprender italiano. Poder ler alguns autores na sua própria língua.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar