segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bacalhau no forno com puré de abóbora e queijo parmesão

Acho que é a segunda vez que faço uma receita deste género. Algures, numa entrada anterior, existe um prato de bacalhau semelhante. Não garanto que seja exactamente igual, mas julgo ser muito parecido.

Comecei por fazer um puré com batata e abóbora potimarron (hokaido), numa percentagem de 50% de cada um dos ingredientes. Temperei o puré com um pouco de leite. A quantidade deve ser reduzida uma vez que a abóbora já tem bastante humidade. Adicionei 1/2 pacote de parmesão ralado e noz moscada também ralada no momento. Rectifiquei depois o sal.

À parte, fiz um refogado de azeite e cebola (3 grandes) às rodelas a que adicionei 1 folha de louro. Deixei a cebola começar a alourar e nessa altura adicionei o bacalhau cozido, separado previamente em lascas. Deixei ao lume (brando) mais dois minutos para tomar gosto.

Depois montei o tabuleiro de ir ao forno, colocando uma pequena camada de puré no fundo, a seguir o bacalhau e por último uma boa camada de puré. Alisei com uma colher e pincelei com gema de ovo. Foi depois ao forno apenas para tostar um pouco.

4 comentários:

  1. Gostei deste empadão de bacalhau, vou experimentar com certeza pois parece-me uma combinação vencedora em sabor :)

    ResponderEliminar
  2. Dificilmente me ocorreria fazer um puré de abóbora. Mas sabe, há dias juntei cenoura e maçã a um puré de batata. Lembrei-me de si e das suas combinações inusitadas:) Está a ver como são estas coisas? Acabamos por estar à mesa umas das outras. Em pormenores tão pequenos quanto aquele de que falei. Está com um aspecto delicioso, o seu empadão, Fa.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá Ondina,

    Ficou muito bom. A qualidade da abóbora é importante. No caso da hokaido tem menos humidade.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    Tem toda a razão. São espaços de cumplicidades.
    Ultimamente faço muitas variações ao tradicional puré de batata.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar