sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Bochechas de porco em dois momentos


Às vezes, há momentos de inspiração que apuram os sabores e as cores. Foi o que aconteceu com esta receita. Chamo-lhe em dois momentos, porque na fase existiram duas fases distintas. A primeira na forma de estufado e a segunda na de assado.

Comecei por refogar em azeite 2 cebolas picadas a que juntei depois 1 alho em lascas e 1 folha de louro. Dentro deste refogado coloquei as bochechas de porco, virando-as até estarem seladas. Acrescentei a seguir 1/2 l de vinho branco, 1 colher de sopa de massa de pimentão, sal, 2 cenouras às rodelas e folhas de tomilho fresco. Deixei estufar durante 30 minutos.

Por último, coloquei num prato de ir ao forno, rodeadas (as bochechas) com batas pequenas previamente cozidas. Deixei estar no forno cerca de 15 a 20 minutos. Nota: reguei as batas com o molho.

8 comentários:

  1. Olá,

    Ficou muito apetitoso.
    Gosto bastante de bochechas,a carne é muito saborosa e tenra.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. que lindas que ficaram! adoro bochechas e no forno, melhor!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia....
    Cara Fa,
    como não tenho outro meio de lhe poder mandar as Boas Festas terá que ser mesmo por aqui.
    Então e como há pessoas de quem eu gosto mesmo não conhecendo, não podia deixar de passar e desejar para si e toda a sua familia uma Santo e Feliz Natal...e, que 2012 proporcione no seu lar toda a Paz e Harmonia do mundo...da Tuquinha sempre ao seu dispor.
    Um Beijinho muito especial para a sua MÃE.

    ResponderEliminar
  4. Comidinha de mãe, que parece. Do género de se adivinhar o aroma a casa. Uma das suas coisas de Fa(da). Mais uma das suas coisas, minha Fa.
    E tenho de ir investigar o que são bochechas de porco:) Serão literais?

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Obrigada à "autoradoblogue". Sem falsas modéstias, até porque gosto de contar os meus insucessos, estas bochechas ficaram muito boas.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Queridas Argas,

    Também gosto. Estas ficaram muito apuradas, talvez pelo toque final de irem ao forno.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  7. Querida Tuquinha,

    Muito obrigada pelo seu carinho. É uma relação de empatia mútua que temos vindo a manter. Sei que compreende as minhas ausências e que está sempre presente para os meus regressos.

    Um feliz Natal para si

    beijos

    Fa

    ResponderEliminar
  8. Querida Mar,

    É comida de inverno. Reconfortante. Daquela que deixa um aroma na cozinha. E literalmente são bochechas de porco. A carne é magra, mas necessita de cozedura lenta para ganhar sabor. No final, fica suave e e macia. Liga bem com um tinto encorpado.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar