quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ovas de bacalhau com pepinos de conserva e mostarda

Por vezes, temos tendência para comprar sempre os mesmos produtos. Porém, é preciso fazer um esforço para variar a dieta alimentar. Esta semana procurei colocar em prática este princípio quando fui ao supermercado. Foi assim que vieram parar ao congelador umas ovas de bacalhau. No geral, compro-as frescas no mercado, sendo neste caso de pescada. Claro que estas últimas são melhores, mas as congeladas ficaram "à mão" e permitiram uma refeição rápida de preparar.

Cozi-as, depois de descongeladas, em água temperada com 1 colher de chá de curcuma, sal e um pouco de pimenta preta, durante cerca de 15 minutos. Depois deixei-as arrefecer e cortei-as em fatias. Foram servidas com pepinos pequenos de conserva e com mostarda. A ligação pode parecer estranha, mas funciona muito bem. A acompanhar uma salada de grão com cebola roxa e azeitonas pretas.

Uma refeição adequada para um verão ameno.



4 comentários:

  1. Adoro ovas (ou mílharas, como lhes chamamos aqui no Porto), de bacalhau ou pescada, tanto faz. Também são muito boas se forem grelhadas em fatias (após a cozedura) e servidas com um vinagrete (de vinagre ou limão).

    ResponderEliminar
  2. Olá minha Fa:

    Não tinha ideia. Nunca reparei em ovas de bacalhau. Onde é que encontrou? E sim. É bom não recorrermos sempre aos mesmos ingredientes. Permitirmo-nos a exposição ao que não conhecemos. Obrigada por me lembrar disso.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá Ondina,

    Nunca comi ovas grelhadas. Devem ser bom!

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    Aconselho-a a comprar as ovas frescas no mercado. São muito melhores que as congeladas. Tanto numa situação como noutra é necessário fazer uso de algum cuidado na cozedura para que fiquem inteiras.

    um beijo

    Fa

    ResponderEliminar