terça-feira, 24 de abril de 2012

Bolo de chocolate com ovos moles


Faço muitas vezes este bolo. Sempre que não disponho de muito tempo recordo-me desta receita. Um bolo que coze em 5 minutos no microondas e cujo tempo de preparação também é reduzido.  Desta vez resolvi aproveitar as três gemas que sobraram da Pavlova anterior e fiz uns ovos moles (3 colheres de sopa de açúcar com um pouco de água que deixei ferver até criar ponto, altura em que juntei as gemas em fio, batendo sempre). No final, coloquei montinhos de ovos moles em cima do bolo e espalhei-os irregularmente com a ajuda do dorso de uma colher de chá. Eles misturaram-se com o resto do chocolate ainda fundido e criaram uma cobertura que depois solidificou.

Bolo de chocolate

4 ovos; 200 g de açúcar; 100 g de farinha; 150 g de chocolate em barra; 120 g de manteiga.

Comecei por derreter a manteiga e o chocolate no microondas (1 a 2 minutos). De seguida, bati bem a mistura até obter um creme homogéneo que juntei aos outros ingredientes. Coloquei este preparado num pirex redondo de 20 cm de diâmetro e 7 cm de altura, que previamente untei com margarina (não sei se seria necessário!). Levei ao microondas, na potência máxima durante 5 minutos. Posteriormente, desenformei e deixei arrefecer.

4 comentários:

  1. ficou mt bonito eu adoro assim os bolos e o teu esta como eu gosto bjs

    ResponderEliminar
  2. Uma imagem nova, minha Fa:) Gostei muito desta claridade com flores. Parece futuro. Parece isso. Olhar para a frente. E a abrir, um bolo de chocolate com ovos moles. Curioso como nunca tinha pensado. Mas sabe, a imagem faz com que pareça mesmo irresistível. Tão de fazer. Sabe outra coisa? Não tenho microondas:) Faz-me confusão. Uma daquelas idiossincrasias. Vou pedir à minha mãe ou assim:) Era o que me apetecia de sobremesa, amanhã. Este bolo da Fa.

    Um beijo para si. Que esteja bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá Mar,

    A mudança aconteceu sem ser pensada. Mantinha há anos um layout de uma versão antiga do Blogger. Agora, com a nova actualização que fizeram fui quase obrigada a alterar. Fiquei contente por ter gostado.

    Quanto ao bolo de chocolate ele é bastante bom. O tempo de cozedura no microondas deve ser exactamente 5 minutos para ainda ficar húmido por dentro.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar