sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tarte preguiçosa de maçã


Gosto de casas que cheiram a bolos acabados de sair do forno. Gosto, em particular, do cheiro dos bolos com maçã e canela. Sinto-me reconfortada só pelas simples percepção desses aromas. É como se toda a casa me estivesse a estender os braços e a convidar-me para partilhar com ela a paz dos dias sem história aparente. Sentar-me e ler um livro. Pegar numa chávena de chá e numa fatia de tarte. Pensar em alguma coisa e deixar-me levar. Estar apenas entre um momento e outro. Não antecipar. Reaprender a ser preguiçosa de uma forma saudável.

Foi por tudo isto que escolhi esta receita de "tarte preguiçosa de maçã", que a minha mãe gostava muito de fazer. Parece uma receita tonta, sem sentido. Porém funciona bem. A prova disso é a rapidez com que desaparece.

Como ingredientes utilizei:

1 e 1/2 chávenas de farinha (T65)
1 colher de chá de fermento
1 chávena de açúcar amarelo (rapadura)
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 chávena de leite
2 ovos batidos
1 colher de chá de essência de baunilha
2 a 3 maçãs
canela

Comecei por untar a tarteira com manteiga e seguir polvilhá-la com açúcar (branco)  e canela. Cobri depois o fundo com fatias de maçã. A seguir deitei por cima os restantes ingredientes na seguinte ordem:

1º a manteiga derretida
2º a farinha misturada com o açúcar e o fermento
3º os ovos, o leite misturados e a essência de baunilha

No final, todos os ingredientes secos devem ficar cobertos pelos líquidos. Leva ao forno cerca de 25 a 30 minutos a 180º C. Serve-se na própria tarteira, porque habitualmente fica bastante húmida.


6 comentários:

  1. Esta tarte de maça preguiçosa parece-me lindamente. Tenho uma amiga que faz algo parecido, mas por camadas, e também resulta muito bem. Ela chama-lhe a tarte maluca de maçã :p

    ResponderEliminar
  2. Adoro comida com ressonâncias destas. Preguiça. Uma palavra mal-amada, muitas vezes. Aqui, parece-me muito adequada. Receitas que nos lembrem os momentos preguiçosos de casa. Aqueles em que queremos estar quietos. Mas com coisas que cheirem a casa. E que não impliquem horas preciosas. Hei-de fazer esta tarte que desaparece rápido. E que é rápida de fazer. Receita da mãe da Fa. Obrigada por partilhar.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Que receita curiosa, vou experimentar com certeza pois gosto muito de maça e canela
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá Ondina,

    A receita da sua amiga deve ser semelhante a esta. Também já tenho seguido outra ordem na colocação dos ingredientes, mas esta parece-me a mais lógica.

    Bom feriado

    Fa

    ResponderEliminar
  5. Querida Mar,

    É uma tarte que em resultado do modo de preparação nunca fica igual, mas é sempre boa. Bom feriado com muita chuva.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Gisela,

    Acho que vai gostar. A rapadura dá mais sabor, mas a minha mãe sempre a fez com açúcar branco.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar