segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Patissons recheadas e puré de duas batatas


Há dois ou três dias fiz uma perna de peru assada. Como é habitual a certa altura sobram apenas uns pedacinhos de carne agarrados ao osso, que já não dão para uma refeição. Nesse momento, é preciso pensar em formas de reciclar os restos. Desta vez, acabaram no interior de duas patissons e ainda ficaram umas sobras de recheio para uma outra refeição. Foi o fenómeno da multiplicação do peru.

Comecei por cortar uma tampa aos patissons e retirar-lhes a polpa com a ajuda de uma colher de chá. De seguida salpiquei-as com um pouco de sal. À parte, fiz um refogado com cebola e azeite a que juntei 1/2 frasco de molho de tomate, a polpa da courgette picada, queijo parmesão ralado e folhas de mangericão picadas. Deixei tomar de gosto e logo de seguida coloquei o recheio no interior das abóboras. Num prato de ir ao forno deitei o resto do molho de tomate e acrescentei um pouco de vinho branco. Coloquei as patissons e reguei tudo com um fio de azeite. Foram ao forno a cozer cerca de 40 minutos a 180ºC.

Para acompanhar fiz um puré com batata normal e batata doce (variedade italiana) a que juntei também uma colher de chá de curcuma. No final desfiz os tubérculos com a ajuda de um pouco de azeite e de leite magro. Adicionei, por último, noz-moscada ralada no momento.


2 comentários:

  1. Ficou uma óptima refeição!
    Ainda bem que se deu a multiplicação do peru :) Aqui também acontece às vezes!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    Obrigada. Gosto de preprar este tipo de refeições,com grande quantidade de vegetais.
    Um beijo
    Fa

    ResponderEliminar