quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Soufflé de legumes



Todos temos os nossos pontos fracos. Para mim os soufflés são um desses pontos fracos em termos gastronómicos. Por eles estou disponível a alterar as minhas prioridades. E foi assim que aconteceu, no meio de uma semana que ainda não é de férias. A perspectiva de um soufflés de legumes com uma crosta tostada fez-me alterar os planos de trabalho. Claro que a responsável por esta subversão foi mais uma vez a Ana, conhecedora desta minha fraqueza que serviu de motivo para um almoço em casa do meu pai.

Segue-se a receita do dito soufflé contada em directo pela autora:

Começar por fazer um refogado com azeite, 1 cebola e 2 dentes de alhos muito picados. untar-lhe 60 gr de farinha e 2,5 dl de leite mexendo sempre até formar um creme. De seguida adicionar 3 dl da água de cozer os legumes e 5 gemas, uma a uma, envolvendo tudo bem. Temperar com sal e pimenta,

À parte, cozer os legumes (cenouras aos quadradinhos pequenos, feijão verde como se fosse para sopa e espargos verdes frescos também cortados) em separado em água temperada com sal. Devem depois ser bem escorridos. Adicionam-se ao creme e no fim junta-se também as 5 claras batidas em castelo firme. Envolve-se suavemente e coloca-se num pirex barrado com manteiga. Cobre-se com queijo ralado e vai ao forno a 180ºC durante cerca de 60 minutos, tendo o cuidado de não abrir o forno.

4 comentários:

  1. Ainda não "arrisquei" estas declinações. Mas partilho dessa vontade de ultrapassar essa limitação. Um dia sim. A ver se corre bem:)

    Um beijo para si. Que esteja bem.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Olá Mar,

    Parecem complicados, mas acabam por ser fáceis de preparar. O problema é necessitarem de irem para a mesa logo que estão prontos. Uns minutos de atraso e lá se foi o belo insuflado.

    Um beijo e um bom dia

    Fa

    ResponderEliminar
  3. Está com óptimo aspecto este souffle :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,

    Estava muito gostoso. Para mim serve como uma refeição completa.

    um beijo

    Fa

    ResponderEliminar