domingo, 30 de dezembro de 2012

Coelho respeitoso




A ideia para esta receita surgiu a partir de uma daquelas listas que os médicos entregam aos doentes, onde indicam numa coluna do lado esquerdo o que podem comer e do outro lado aquilo que está proibido. Porém, para se conseguir  respeitar estas prescrições é necessário fazer muitos malabarismos. Até porque se as receitas não forem bem sucedido não é provável obter êxito com a dieta. Neste caso, o ponto de partida foram os seguintes ingredientes:

1 coelho partido aos bocados
2 pacotes pequenos de vinho branco
3 cebolas tenras partidas às rodelas
3 colheres de chá cheias de mostarda de Dijon
1 1/2 de colher de chá de Ras-al-Hamoud
1/2 colher de chá de curcuma
alecrim seco
sal
azeite
água q.b.

Comecei por colocar o coelho a cozer cerca de 15 minutos neste caldo. Antes a carne também já tinha estado umas horas de infusão nesta mistura. Depois de escorrido coloquei num prato de ir ao forno e juntei-lhe batatas novas previamente cozidas. Reguei com um fio de azeite e salpiquei com uma mistura de temperos marroquinos que compro no El Corte Ingles. Infelizmente não tinha limões de conserva e nem tão pouco limões frescos, porque também teria ficado agradável adicionar um toque de acidez ao prato. Esquecia-me de referir que também coloquei umas amêndoas embora esta não constassem da lista dos alimentos permitidos pela médica. Levei depois ao forno cerca de 10 a 15 minutos.


6 comentários:

  1. Fa,
    Desejo-lhe um Feliz ano 2013!
    Beijinhos,
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Fa,
    esta tua receita ficou bem ao meu gosto, saudável e de certo deliciosa :)
    um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Carla. Votos de um Bom Ano novo.
    beijos
    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Margarida,

    Esta receita pode parecer contraditória com outras que têm vindo a aparecer no blog. Mas estamos numa época de excessos. Logo retomarei a lista da médica.

    Bom ano novo

    Fa

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto dos contrastes nas fotografias. O tal coelho respeitoso. O laranja dos frutos e o castanho seco das pinhas. E da receita. Hei-de tentar reproduzir, que aqui em casa gostam muito de coelho. Mais ainda quando é tão de respeitar:)

    Um beijo a desejar coisas boas, Fa.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Querida Mar,

    Obrigada. Um bom início de ano.

    Beijos

    Fa

    ResponderEliminar