sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Regressar a um Guaíba que já deixou de ser rio

 
 
Por estes dias tive oportunidade de regressar a uma cidade onde vivi alguns anos. Nestas ocasiões é  inevitável pensar se as nossa memórias irão ser muito afectadas, quiçá abaladas, e talvez até fosse melhor deixá-las como estão. Não retornar. Quere-se e não se quere. Foi no meio deste dilema que aterrei num fim de tarde em Porto Alegre no Rio Grande do Sul (Brasil). Ali estava o rio Guaíba e uma cidade maior, mas com os mesmos traços identitários. As mudanças acabaram por não ferir as memórias. Reavivaram-nas. Foi bom chegar a uma universidade onde alguém me recebeu de braços abertos e me disse estás na tua cidade.
 
Gostei de descobrir que o Guaíba não é mais um rio. Agora é um lago, assim o dizem os geólogos e geógrafos. Mudança que parece simples, mas não é. Está a gerar alterações na relação dos gaúchos com esta mancha liquida enorme. Ofereceram-me um livro com a explicação científica e tive a sorte de falar com um dos investigadores envolvidos no estudo. Faltou tempo para conversar, mais e mais, sobre a cultura pampeira, enquanto se poderia beber um chimarrão.

 
 

 



Um dos locais a visitar foi o mercado municipal e as bancas de produtos coloniais. Foi numa delas que comprei uma cuía, respetiva bomba e ainda uma bolsa para carregar todos os apetrechos para o chimarrão, incluindo a garrafa térmica. Este tinha sido um pedido de alguém que nunca tinha provado chimarrão. O pedido foi concedido e a cuía já está em uso com sucesso. Agora só falta encontrar um local em Lisboa que me permita comprar erva mate.

Quanto a doces comi umas tortas fantásticas, como a de chocolate recheada com côco, ou o bolo Marta Rocha. Há ainda a torta (bolo) de ameixa com côco queimado e muitos outros, que retratam uma fusão de culturas, italiana, alemã, portuguesa e outras, que foi capaz de gerar uma pastelaria de excelência. Um Brasil onde o chocolate é rei.


3 comentários:

  1. Venho que está de regresso...deixo então votos de um Santo e Feliz Natal para toda a sua família.
    Um beijinho com ternura para a sua MÃE.
    Festas Felizes
    Tuquinha

    ResponderEliminar
  2. Querida Tuquinha,

    Obrigada pela sua mensagem. Infelizmente a minha mãe já não está connosco, mas a filha recebe com muito carinho o beijo.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  3. OLá Alessandra
    Obrigada pela mensagem. Em breve farei uma visita o aseu blog.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar