quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Um brioche muito simples de preparar

Não é um bolo nem é um pão. Fica a meio caminho entre as dois. Esta é uma versão muito simplificada do verdadeiro brioche francês. Não dá trabalho a preparar e tem pouca gordura e pouco açúcar. Por outro lado, permite inúmeras variações através da adição de pepitas de chocolate, raspa de limão, etc. A receita encontrei-a em blogues franceses bastante conhecidos La cuisine de Mercotte e Khala et compagnie e dela constam os seguintes ingredientes:

- 300 ml de leite morno
- 50 g de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 saco de levedura granulada
- 4 colheres de sopa cheias de açúcar
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 400 g de farinha de trigo T55

Mistura-se tudo e coloca-se numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha ou simplesmente numa forma de silicone. Depois vai ao forno durante 20 minutos a 75/80ºC, passado esse tempo aumenta-se a temperatura para 180/200ºC e deixa-se cozer mais 3o minutos. Desenforma-se ao sair do forno de preferência sobre uma grade para bolos.


5 comentários:

  1. Fa,
    De tão que é, que se torna irresistivel. vou ter que experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Silvia e Carla

    Também gostei desta receita. Já a fiz duas vezes em pouco tempo, fazendo pequenas variações.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  3. Bem que eu gostava de conseguir fazer um destes exemplares:) Já lhe expliquei as minhas questões a resolver com o meu forno temperamental. Mas está quase a ir embora, o tal forno temperamental. Assim que sim, hei-de aventurar-me neste território:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Querida Mar

    Estou muito arrependida de ter comprado um forno "barato". Já estou com problemas. Acho que não vai durar muito. Até porque lhe dou bastante uso.

    beijos

    Fa

    ResponderEliminar