sexta-feira, 8 de abril de 2011

Salmão com escamas de alho


Esta é mais uma das minhas receitas feitas no dia seguinte a um programa do TopChef. Inspirada e sem ervas aromáticas adequadas à preparação de uma crosta resolvi cobrir as postas de salmão com escamas de alho. Esse foi o único trabalho que tive. O resto foi salpicar o peixe e os espargos com flor-de-sal e no fim regar tudo com um fio de azeite. A seguir, coloquei no forno 20 minutos e ficou pronto para ser ingerido.

Como acompanhei utilizei cenouras e cebolas frescas pequenas da Herdade do Freixo do Meio. Tudo temperado com tomilho, azeite e vinagre balsâmico, foi depois ao forno cerca de 30 minutos.

8 comentários:

  1. Fa.
    Gosto muito da sua maneira de cozinhar, empregando muitos vegetais e apreciando o que a natureza nos dá de mais saudável. Sou consumidora de um cesto de legumes maravilhoso, quinzenalmente, duma firma com certificação Sitiva ( creio que é este o nome) e que tem o nome de "Verduras campestres". Não é barato mas para quem vive numa cidade é uma alegria o dia da chegada do cesto! Alguns legumes tenho imensa dificuldade em identificar. Quando assim é, dou uma cozedura, junto bom azeite e...aí vai de acompanhamento. No início tinhamos direito a um jornalito, agora os custos devem ser excessivos, suspenderam. Ajudam-me alguns blogs, como o seu, em que reconheço alguns vegetais e que dão sugestões práticas de preparação!
    Beijinho e obrigada pela sua postura neste capítulo gastronómico!

    ResponderEliminar
  2. menina mas que bonito e bom ao mesmo tempo adorei beijnhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que fotografias lindas! Tão apetecíveis, os seus vegetais. Tão próximos da ideia de terra. E de todas as ideias boas que surgem com essa ideia. Gostei muito da sugestão dos alhos associados a escamas:)
    A fazer adivinhar uma bela refeição. Cheia de verde e laranja.

    Bom fim-de-semana, minha querida Fa. Com muito sol e descanso doce.

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá, Lusitana
    Também já pensei em inscrever-me para receber um cesto de legumes. A supresa do que receberia em cada semana seria um incentivo. Mas agora como temos o BRIO perto de casa, vamos lá muitas vezes. Têm sempre produtos da época e permitem bastante variabilidade. Gosto de experimentar novos sabores, até porque uso muitas verduras e legumas na alimentação diária.

    Uma boa semana

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, Isa

    E para além disso não deu muito trabalho...

    Boa semana

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, Mar

    Obrigada. Esta altura do ano é muito cansativa. O trabalho começa a cumular-se e por qualquer razão "obscura" parece que a data limite para tudo o que é tarefa será dia 15 de Abril. Uma semana que se adivinha complicada e com pouco tempo para a cozinha.

    Para si desejo-lhe uma semana mais descansada que a anterior. Obrigada pelas mesas repousantes.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. brm que bonitoe feito visual esse ai do alho
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá, Moranguita
    O alho ligeiramente tostado fica agradável.
    bjs

    ResponderEliminar