terça-feira, 10 de maio de 2011

A Feira do Livro e o bolo de chocolate do Chefe Luís Baena

A visita à Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, é um ritual que cumprimos todos os anos, às vezes em vários dias seguidos. O saldo traduz-se sempre numa série de compras que passam pelas temáticas mais diversas. É também um local de encontro de amigos e colegas, principalmente daqueles que são autores e participam em sessões de autógrafos. Uma festa de livros na qual sempre acabamos por encontrar boas surpresas.

Claro que os livros de cozinha também chamam a atenção. Os que aparecem na fotografia foram-me oferecidos pelo meu marido, depois de uma escolha criteriosa que eu já aprovei. Foi exactamente de um deles - Doce Vida, do chefe Luís Baena que retirei a receita do bolo de chocolate que fiz no domingo. Entretanto, outras ficaram assinaladas no mesmo livro para futura realização.

Os ingredientes para este bolo foram os seguintes:

- 125 g de farinha
- 2 dl de leite
- 1 colher de chá de fermento
- 6 ovos
- 100 g de açúcar
- 100 g de chocolate
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal

"Bata as gemas com o açúcar até a mistura esbranquiçar. Derreta o chocolate no leite morno com a manteiga. Junte-o ao preparado anterior e misture bem. Acrescente a farinha misturada com o fermento e bata bem. Bata as claras em castelo e envolva com a massa do chocolate. Leve ao forno, em forma untada e polvilhada com farinha, a 180ºC até que esteja cozido. Desenforma passado 5 minutos".O bolo ficou muito bom, mas para a próxima não o farei numa forma de silicone, porque neste tipo de preparações que levam claras em castelo acho que o resultado final, se cozido numa forma de metal, fica muito diferente.

6 comentários:

  1. Eis um ritual que não costumo cumprir. Uma daquelas coisas boas das cidades. Há sempre muito a acontecer. Muito por onde escolher. Gostava de arranjar forma de ir à edição deste ano. A ver se sim. Em todo o caso, é bom ler a sua partilha. Dos livros, de tudo o que vem associado aos livros. E mais uma receita. Desta vez, de bolo de chocolate. Um clássico.

    Um beijo com carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Também adoro o ritual das idas à feira do livro...
    No Porto sempre mais tarde do que em Lisboa (aqui só lá para Junho).
    Parecem-me belas compras, essas. E o bolo, com ou sem forma de silicone, ficou muito apetitoso.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mar
    Também a imagino a passear na feira do livro num final de tarde. Este ano o espaço está bastante agradável, porque há pequenos locais para descansar um pouco ou mesmo para ouvir uma conferência.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Babette
    Quando vou ao Porto as livrarias fazem parte obrigatória do meu programa. Penso que uma vez fui à feira do livro, mas já foi há muitos anos. Na próxima visita ao Porto avisarei com antecedência.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. EU É FEIRAS DE LIVRO E LIVRARIAS , ADORO LER.
    ADOREI O ASPECTO DESSE BOLO, ADORO BOLOS DE CHOCOLATE.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. eu tambem gosto de visitar a feira do livro quando fazem aqui na cidade
    mas nada tem a ver com a de lisboa ou porto
    bela compra e que rico bolo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar