segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tarte de limão merengada

Merengues e suspiros são visões do paraíso. Nuvens de açúcar. Assim, pensam as gulosas. Por isso, resolvi fazer uma tarte que já há muitos anos não experimentava. A receita é de um livro bastante antigo, mas que merece a minha confiança - Doze meses de cozinha.

Quanto à massa foi comprada já pronta para tornar toda a preparação mais rápida. Para o creme utilizei:

- 2 gemas
- 1/2 chávena de açúcar
- 1 colher de sopa de maizena
- 1/2 chávena de água
- 2 dl de leite
- 1 limão

Num tacho misturei as gemas, o açúcar, o sumo e a raspa da casca do limão, o leite e a maizena desfeita na água. Levei ao lume, mexendo sempre. Quando levantou fervura, deitei o creme dentro da tarte que já tinha sido previamente cozida. Para esse efeito coloquei-a a massa na tarteira e por cima, depois de picar a base com um garfo, um quadrado de papel vegetal onde deitei feijões para fazerem peso e a massa não enfolar.

Por último bati 3 claras em castelo, adicionando depois 90 g de icing-sugar de forma gradual. Coloquei o merengue sobre o creme e polvilhei ainda com um pouco de açúcar. Foi depois ao forno cerca de 10 minutos a 180ºC, tempo suficiente para alourar.

Nota: para acalmar alguns críticos desta minha vertente mais gulosa, tenho testemunhas que podem confirmar que apenas comi uma pequena fatia.

10 comentários:

  1. que bela tarte!! bem fresquinha! bjks

    ResponderEliminar
  2. que tarte maravilhosa adoro tarte merengada amiga...bjokinhass

    ResponderEliminar
  3. ESTA É UMA DAS MINHAS TARTES PREFERIDAS.
    FICOU LINDA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Fa:
    Doze meses de cozinha, um dos melhores livros de culinária que conheço. Imagino-a a utilizar o livro quase cientificamente, tantos são os conhecimentos que ele contem. E penso na Fa a deliciar-se por entre as belas páginas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá minha Fa:

    Sabe que nunca fiz merengue? Há tantas coisas que nos faltam, não é? Gosto muito de acidez conjugada com doces muito doces. Dão-se bem, estes extremos. Uma ideia cítrica e fresca. Que deve saber a Verão.

    Um beijo com carinho.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá, Kika
    Começou a ser comida antes mesmo de ir para o frigorífico. Mas claro que fica melhor fresquinha.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  7. Olá Belinha,
    O merengue é uma tentação para as gulosas!
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  8. Olá São,
    Há muito tempo que não a fazia nem a comia. Tenho uma outra receita para experimentar um dias destes.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  9. Olá Lusitana,
    A sua imaginação está correcta. Sempre que tenho alguma dúvida, sobre aspectos básicos ou receitas clássicas consulto este livro. Os anos de utilização já me demonstraram que é de confiança e cobre um largo leque de assuntos.
    Um beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  10. Olá Mar,
    Como é possível que nunca tenha feito um merengue! Tem tudo a ver consigo. Uma camada de merengue em cima de fruta que não seja muito doce e depois um toque de forno para lhe dar um visual ainda mais apelativo e temos uma boa sobremesa.
    um beijo
    Fa

    ResponderEliminar