quinta-feira, 19 de maio de 2011

Gelatinas de kiwi e quark magro

Da minha breve mas intensa passagem por um excelente atelier de artes plásticas em Porto Alegre (Brasil), recordo sempre um exercício que realizei com música e cor. Em função das mudanças de ritmo, assim escolhíamos as cores, preenchendo desta forma um longo painel de papel de cenário que revestia toda uma parede. No final, do exercício reflectimos em conjunto sobre o resultado. O que ele significava enquanto expressão de sentimentos na forma de símbolos.

Ao transpor esta experiência para o universo da minha vida e, em particular, da minha cozinha também tenho a noção que a cor é uma resposta a sentimentos e necessidades profundas e variáveis. Houve uma altura em que privilegiava o branco. Loiça branca, toalhas brancas, elementos com texturas naturais em tons claros. Depois ocorreu uma evolução. Hoje sinto necessidade da cor como forma de encontrar o equilíbrio. Tudo isto vem a propósito destas coloridas gelatinas. Receita muito simples, mas com um visual apelativo.

Comecei por bater o quark magro e misturar-lhe 2 colheres de sopa de geleia de agave e 1 colher de sopa de essência de baunilha (caseira). Depois preparei a gelatina. Assim, para um pacote de 250 g de quark utilizei 2 colheres de chá de agar-agar que coloquei de molho em 1/2 chávena de chá de água durante 10 minutos. A seguir, num tacho, coloquei a ferver 1,5 dl de água. Adicionei a gelatina e deixei ferver 2 minutos, mexendo sempre. Juntei a gelatina ao quark e coloquei uma camada de cerca de 1 cm em vários copos de vidro.

À parte tinha transformado em puré 5 a 6 kiwi maduros. Neste caso, por preguiça utilizei o puré directamente, mas o ideal é preparar também uma gelatina segundo o processo anterior. Depois foi só montar os copos e colocá-los no frigorífico.

9 comentários:

  1. Olá Fa:

    Acompanho-a nisso das cores. Embora goste muito do branco, por possibilitar harmonizações felizes. As cores vibrantes dos frutos e das flores merecem ser celebradas. A minha amiga Fada fê-lo muito bem, com estas gelatinas. A juntar o branco e o verde franco do kiwi. Obrigada por partilhar. E o que é quark? Tenho mesmo muito a aprender, não é:)?

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Julguei que o kiwi, como o ananás e alguns outros frutos impediam a gelatina de solidificar. Fiquei supreendida por isso não ter acontecido. Ficou muito bonita, esta gelatina. O efeito visual da cor é muito importante. É o sentido que despertamos primeiro, mesmo antes do paladar.
    Beijinhos
    Babette
    PS. Quanto à pedra literal do outro post, foi mesmo uma visita a uma pedreira. Tão bonitos, os elementos que a natureza nos dá!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mar

    O quark é parecido com a ricotta, mas com um sabor distinto. Não lhe sei explicar quais as diferenças em termos de preparação. Os alemães usam bastante na pastelaria, por isso bolos que parecem cheios de calorias às vezes até são mais inofensivos do que pensamos. Como o quark é bastante consistente preta-se a várias utilizações.

    um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá, Babette
    A sua observação é muito pertinente. Na verdade eu não juntei gelatina, sugiro apenas que se faça desse modo para não ter uma camada de liquido pelo meio. Vou experimentar, mas admito que o agar-agar tem um poder de gelificação tão forte que o kiwi não lhe resista.
    Nunca imaginei a Babette a visitar pedreiras. Será que ao fim de mais de um ano descubro uma colega! A mesa dos dinossauros já me deixou um bocadinho desconfiada com todos aqueles pormenores sobre a deriva dos continentes. Se assim for fico muito contente.
    Um grande beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  5. Não Fa, verá que as minhas artes são bem diferentes das suas... Foi mesmo uma visita para fins particulares. A mesa dos dinossauros e o que lhe estava relacionado foi unicamente necessidade de "mãe", para corresponder aos interesses dos seus filhos!... Há-de voltar a dar-me o seu e-mail (não o encontro!...) para lhe escrever...
    Beijinhos
    Babette

    ResponderEliminar
  6. ESSAS TACINHAS FICARAM PERFEITAS, EU ADORO KIWIS, MAS RARAMENTE OS USO EM SOBREMESAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Que diferente essa sobremesa com Kiwi... adoro essa fruta. Parabéns pelas fotos, são muito bonitas.

    ResponderEliminar
  8. Olá, São
    Gosto principalmente da variedade amarela, por ser mais doce. Mas às vezes compro para variar no tipo de fruta.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Obrigada à colega do "saborcomletras".
    bjs

    ResponderEliminar