sábado, 20 de agosto de 2011

Bacalhau no forno (em Santa Cruz)

Um almoço de amigas na praia de Santa Cruz. Horas perdidas e ganhas em conversas sem fim. Houve tempo para tudo nesse dia. Isto significou tomar novo pequeno almoço ao meio dia, antes de ir para a praia onde molhámos os pés nas águas gélidas e ficámos estendidas na areia a recordar as inúmeras vezes que ali tínhamos estado. Cumplicidades e brincadeiras trocadas no mesmo tom solto e despreocupado que antes tínhamos. Um L. que nos houve tagarelar e sorri. Só a fome nos fez regressar a casa. Ainda era necessário terminar o almoço integralmente preparado pela F. que me proibiu de levar comida ou bebida. A opção acabou por ser um romance ligeiro. Um livro de praia, daqueles que se deixam em casas onde sabemos que irão ganhar mofo e ficar amarelos. Para o ano, talvez alguém o volte a ler. A F. recordou-me os tempos em que eu levava um esquadro para cortar as maçãs reinetas em quadrados perfeitos. Estas faziam parte de uns bifes à Santa Cruz que tinha inventado na altura. Receita várias vezes repetida com excessos de rigor que tornavam hilariante a sua preparação.

Começámos por um creme de cenoura com agriões a que se seguiu um bacalhau no forno. Deixo aqui testemunho desta última receita. Começar por cozer o bacalhau e desfiar, retirando todas as espinhas. Fazer um refogado com cebola e azeite ao que se junta o bacalhau. À parte, preparar um béchamel a que se juntam 2 a 3 gemas de ovos no final. Misturá-lo com o refogado e com um pacote de batata frita palha. Meia hora antes de ir para a mesa bater as claras em castelo e incorporar no creme. Levar ao forno a 180ºC.

Este bacalhau foi seguido de um tiramisú receita de outra amiga. Por lapso não foi fotografado. Deixámos o tempo correr, por isso só às seis da tarde é que se deu por finalizado o almoço.

A hora de regresso a Lisboa foi adiada até ao por-do-sol. Eu e a F. ficámos sentadas no muro da varanda e fizémos planos para outros almoços e jantares. As conversas foram mais sérias, talvez pela hora do dia, mas procurou-se encontrar sentido para os dias que se seguirão. Para já uma boa viagem à F..



2 comentários:

  1. um belo dia sem duvida cheio de boa comida:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Moranguita,

    Foi um dia muito agradável. Cheio de boas recordações.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar