terça-feira, 16 de agosto de 2011

Folar de leitão assado (As receitas da minha mãe 3)


Este folar é uma adaptação que a minha mãe fez de uma receita tradicional de folar transmontano. O produto final fica excelente em particular para os apreciadores de leitão assado. Em Angola esta era uma comida de dias de festa, mas quando se fazia gerava sempre muitas sobras que era necessário aproveitar. Se algum necessitasse de escolher os meus pratos preferidos este seria um dos que estaria na lista.

Massa:

- 1 chávena de chá de azeite
- 500 g de farinha
- 5 ovos
- 50 g de fermento de padeiro
- 1 colher de chá de sal

Desfaz-se o fermento com um pouco de água morna e uma colher de chá de sal. Amassa-se com 100 g de farinha que se retira ao total. Prepara-se o fermento como se fosse para pão e deixa-se levedar, cobrindo o recipiente com um pano de cozinha e envolvendo-o com uma manta. Deixa-se levedar 30 minutos.
À parte, juntam-se os ovos ao azeite e batem-se ligeiramente; ligam-se ao fermento que já deve estar pronto, vai-se amassando, ligando o fermento aos ovos e azeite e, a pouco e pouco, juntando o resto da farinha, sempre amassando como se fosse pão. Depois de bem amassado, tapa-se bem e deixa-se levedar novamente durante 1 hora. Deve dobrar o volume.

Recheio:

- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 cebola grande
- 1 ramo de salsa
- leitão assado q.b.

Parte-se o leitão aos bocados, tirando todos os ossos. Faz-se um refogado com a cebola picada e quando cozida acrescenta-se a salsa também picada. Junta-se a carne e deixa-se um pouco ao lume a tomar gosto. Unta-se um pirex de ir à mesa e ao forno, espalha-se, tapando o fundo, um terço da massa, sobre esta uma camada de carnes, depois outra de massa, outra ainda de carnes e, por último, a massa. Pincela-se com gema de ovo e leva-se ao forno a cozer cerca 35 a 40 minutos.

6 comentários:

  1. Olá....
    Apesar de andar "a leste dos blogs" não podia deixar de passar aqui para mandar um grande beijinho de parabéns á MÃE, uma grande beijoca para si e oferecer-me para degustar uma boa fatia desse folar soberbo.
    Beijitos / Tuquinha

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Tuquinha.
    Um grande beijo
    Fa

    ResponderEliminar
  3. Um folar completíssimo, digno de tão elevada comemoração!
    um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Mais uma coisa inesperada:) Nunca comi folar de leitão. Mas faz sentido. Todo o sentido, até. Por ser algo que deixa sempre vestígios. Esta parece ser uma óptima maneira de aproveitar as sobras de leitão. Ou de as reinventar, melhor assim.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Olá Babette,

    Adoro este folar. A massa é deliciosa e com uma boa quantidade de recheio fica muito bom. Às vezes coloco apenas uma camada de recheio.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  6. Olá Mar,

    É um aproveitamento que melhora ainda mais as sobras. Por vezes também faço com bacalhau.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar