domingo, 14 de agosto de 2011

"Imenso" (As receitas da minha mãe 1)

A pergunta surgiu quando já todos nos encontrávamos sentados à volta da mesa, por ocasião do aniversário da minha mãe. A formulção foi simples: "está a gostar do lanche que lhe prepararam?" e a resposta foi perentória: "imenso". Adjectivo que traduz bem do prazer da boa mesa, vivida em partilha com amigos de sempre, que também eles faziam nesse dia 58 anos de casados. As recordações de África e do Brasil, onde se viveram outros aniversários em conjunto, foram o centro das conversas que apenas eram interrompidas apenas para comentar a oferta gustativa.

Na semana anterior foi decidido o elenco de doces e salgados e a lista de compras devidamente preenchida. A Ana ficou encarregue dos aperitivos enquanto eu decidi recuperar três receitas da minha mãe. Claro que os excessos foram "imensos". O que irão ver nos próximos dias nada tem a ver com o meu registo habitual, muito comedido no uso de açúcar e gorduras. Porém, a ideia era mesmo essa. Um regresso ao passado que incluiu um bolo de amêndoa com imensos ovos, uma sobremesa de limão com imenso açúcar e natas, uma bola de leitão assado com a correspondente gordura, uns folhadinhos de salsicha e ainda umas sanduiches de paté.

Foi com algum receio que decidi fazer o bolo de amêndoa. Segui à risca a receita. Passei o tempo todo a espreitar pelo vidro do forno para me aperceber do andamento da cozedura. Forrei a forma com todo o cuidado. Isto é, reduzi bastante as margens de erro. No final, o L. disse-me que estava bom mas o da minha mãe ficava melhor. Necessitaria de treinar a confecção deste bolo. Penso que foi apenas a vã esperança de eu o passar a fazer com frequência. Passemos agora à respectiva receita.

Ingredientes:

- 500g de açúcar
- 250 g de miolo de amêndoa (sem pele) e moído
- 9 gemas de ovo
- 250 g de batatas cozidas e raladas
- 50 g de manteiga
- 4 claras de ovos
- 1 colher de chá de fermento

Bate-se o açúcar com as gemas até formar um creme esbranquiçado; deita-se em seguida a manteiga derretida e continua-se a bater. Mistura-se depois a batata cozida, passada pelo passador e envolve-se bem, ligando a batata à massa. Junta-se o fermento e as claras em castelo bem firme, envolvendo lentamente e, por último, a amêndoa sem pela, passada pela máquina. Depois da massa bem ligada vai ao forno em forma redonda sem buraco, com o fundo e os lados revestidos de papel vegetal para cozinha. Deve cozer em forno médio durante 50 a 55 minutos, mas necessita de alguma atenção porque o tempo de cozedura é função do forno. O bolo deve ficar húmido por dentro.

Neste caso, depois de arrefecer em cima de uma grelha foi passado para o prato de vidro. Coloquei duas tiras de papel vegetal de cada lado, para no final as poder retirar e o prato ficar limpo. Na cobertura utilizei 125 g de chocolate preto (85%) da Lindt, 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de licor de amêndoa amarga. Depois de coberto deixei arrefecer e só no dia seguinte enfeitei com fios de ovos.


4 comentários:

  1. E eu gostei imenso deste seu relato. E imenso de ter assinalado o aniversário da sua mãe com receitas dela. Um carinho imenso, na vossa celebração. Com comida a suscitar adjectivações imensas. Plenas de afecto. Muito importante assinalar a vida dos que amamos. Mais um ano, então. Os meus parabéns pela vida da sua mãe. E pelos que a amam. E que manifestam o amor com as receitas que os encheram de felicidade no passado. E hoje. Em altura de aniversário.

    Um beijo para si, minha querida Fa. E outro para a sua mãe.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida Mar.Muito obrigada pelas suas palavras, que ajudam a dar dimensão ao "imenso".

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  3. Imenso. Todo este carinho expresso num lanche com direito a reportagem.
    Um beijo para si e outro para a mãe.
    Com "imensa" ternura.
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá Babette,

    Obrigada. Foi um lanche agradável, com amigos que estão sempre presentes nos bons e maus momentos.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar