segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os lugares de fronteira - praias de excelência e uma casa de pasto

Os espaços de fronteira são locais privilegiados onde podemos aproveitar o melhor de dois mundos. São uma espécie de intersecção de dois conjuntos capaz de potenciar qualidades que isoladas se dissipariam. As minhas férias, para já sem acidentes, estão a decorrer num desses locais mágicos por serem híbridos. Por isso, consigo conciliar o acesso a algumas das mais bonitas praias do Algarve com as características de uma região típica e popular onde ainda é possível ir a uma casa de pasto, com toalhas de plástico da cor do mar.

No Zé Leiteiro o menu não sofre grandes variações. Por um preço fixo comemos diferentes variedades de peixe grelhado sempre muito fresco, acompanhado com uma salada de tomate e óregãos e mais umas batatas pequenas cozidas. Partilha-se a mesa com outros turistas e somos alvo de olhares esfomeados dos que regressam da praia. Para o final de tarde ficar completo basta fazer uma passagem pelo Pai Pinguim, cujos gelados fazem concorrência a marcas de topo.


(Nota a fronteira a que me refiro situa-se entre Porches e Armação de Pêra)

4 comentários:

  1. Tudo como deve ser: praia e comidinha bem feita!
    Beijinhos e continuem "inteiros"!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Lugares de fronteira. Gosto muito dessa formulação. Muito bonitas, as imagens cheias de sol. Aqui chove. Começou há pouco, a chuva.
    Guardei a referência ao sítio das "toalhas de plástico cor do mar". A descrição muito essencial deu vontade de mais sul. Apetecia mais sul. Já disse que aqui está a chover?


    Goze muito o seu sol, minha querida Fa.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Olá Babette,

    Estamos a cometer alguns excessos que serão depois compensados. Há um aspecto que me está a impressionar imenso no Algarve, que é comida insonsa. Eu sei que por tradição usávamos muito sal, mas agora exagera-se na falta dele principalmente quando se trata de peixe assado.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    Não resisti a fotografar esta toalha. Até me esqueci de fotografar o peixe assado. Por aqui ainda estamos com sol.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar