terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fatias douradas

A minha mãe sempre gostou muito de fatias douradas. Este ano quando pensei fazer este doce natalício imaginei que iria encontrar algures, num caderno de receitas, algumas anotações orientadoras. Procurei em vão. Não existia qualquer referência. Provavelmente por considerar uma receita banal, que preparava de forma intuitiva. Foi então que comecei a fazer um esforço para recordar os gestos que vi tanta vez fazer sem que prestasse muita atenção, porque não aprecio as referidas fatias douradas. Recordo-me que a receita era distinta do habitual e que a diferença se devia à introdução de claras em castelo. Depois foi uma questão de recriação, embora me tenha esquecido do último passo - a calda.

Comecei por retirar a côdea a um pão de forma especial, comprado na pastelaria já para este efeito. A diferença de outros é o facto de ser muito mais denso. A seguir cortei em fatias com cerca de 1 a 1.5 cms. À parte, coloquei leite a ferver com um pouco e açúcar, 1 casca de limão e 1 pau de canela. Por outro lado, bati 4 claras em castelo a que adicionei posteriormente as gemas. O processo seguinte foi simples. Mergulhar as fatias no leite e depois nas claras de modo a ficarem cobertas. Fritei em óleo e salpiquei com açúcar e canela (misturados).

No final, recordei-me que a minha mãe fazia uma calda de açúcar ligeira, aromatizada com canela e que passava as fatias neste líquido para ficarem mais húmidas.

8 comentários:

  1. Cá em casa as fatias douradas ficam sempre por conta da minha mãe, acho que as dela são as mais saborosas do mundo... as tuas ficaram com um aspecto 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  2. Também faço coisas dessa maneira. A repetir mentalmente os gestos de todos os anos da minha mãe. As suas fatias douradas feitas a partir da memória carinhosa desses gestos devem ter sabido muito bem. Um Natal em tons quentes de ouro, muito provavelmente.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Fa, nunca fiz essas fatias mas gosto muito e gostei dessa receita.
    Feliz 2012 para si e respectiva familia
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Nos Açores, chamam-se sopas fritas. A minha avó também as fazia como ninguém. Nesta época, tenho sempre muitas saudades da minha avó. Ver as suas "sopas fritas" recordou-me, mais uma vez, os natais passados à mesa dela. Obrigada por isso.
    Um 2012 muito bom é o que lhe desejo.
    Beijinhos, Ilídia

    ResponderEliminar
  5. Querida Risonha,
    Obrigada. Bom ano.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  6. Querida Mar,

    Obrigada. Um dias destes escrevo-lhe.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  7. Olá Gisela,

    Ficam agradáveis. Apenas faltou a calda. Mas quando me apercebi já não tinha tempo, nem energia.

    Bom ano

    Fa

    ResponderEliminar
  8. Olá Ilídia,

    São curiosas estas pequenas variações que existem em receitas tradicionais. Hoje falaram-me de umas rabanadas intervaladas com camadas de ovos moles. Imagino que devem ser uma bomba calórica.

    Votos de um bom 2012

    Fa

    ResponderEliminar