segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brownies de feijão azuki (cont.)


Fui sensível aos pedidos que a Marina e a Ondina deixaram na entrada anterior. Para além disso não sei quando voltarei a ter tempo e condições para fazer nova experiência. Assim resolvi partilhar a minha receita (em desenvolvimento) e deixar a cada uma de vós a oportunidade de fazerem os ajustamentos necessários. Ficarei a aguardar as vossas sugestões. Passemos para já ao enunciar das várias fases e respectivos ingredientes.

Comecei por colocar de molho em água 1/2 pacote de feijão azuki (cerca e 250 g). Talvez o ideal seja deixar de um dia para o outro, mas no meu caso o tempo foi reduzido para 3 ou 4 horas. Depois cozi o feijão na água em que esteve de molho, a qual foi temperada com erva doce em pó e um pau de canela. Durante o tempo de cozedura, aproximadamente 45 minutos, foi necessário acrescentar mais água, por diversas vezes. Fui provando até verificar que o feijão estava cozido. Ao contrário de outras vezes não escorri a água antes de fazer o puré. Deixei ficar uma quantidade suficiente para cobrir o feijão. Depois com a varinha mágica desfiz o feijão, mas deixando ainda alguns grumos.

A este puré acrescentei:

- 1 chávena de chá de açúcar amarelo, de preferência rapadura por ser mais gostoso
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- 3 colheres de sopa cheias de cacau magro
- 2 colheres de sopa cheias de sementes de girassol
- 1 iogurte magro
- 2 ovos
- 1 colher de chá (rasa de fermento)

Em termos de alterações penso ser necessário acrescentar talvez umas 3 colheres de sopa de farinha de trigo (T55) para dar unidade aos restantes ingredientes. Quanto ao fermento tenho dúvidas se ele será necessário. Talvez resulte melhor com a adição de farinha. No final, deve ficar um creme espesso, mas que deslize com facilidade para o tabuleiro, o qual para maior segurança deve ser forrado com papel vegetal de cozinha.

Espero que tenham sucesso e que depois me contem as vossas experiências.

4 comentários:

  1. Talvez juntar farinha já com fermento não seja uma má opção. Se conseguir, testo no próximo fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ondina,
    Parece-me bem. Desse modo não haverá excesso de fermento.
    bjs
    Fa

    ResponderEliminar
  3. Depois de ler o post imaginei logo o uso de umas 150 gr chocolate a derreter em cerca de 70 gr de manteiga.... Quando penso em brownies penso neste passo! Mas tu querias sem manteiga, não é?
    Quanto ao feijão acho que o deixava escorrer.

    Vamos lá ver se não lanças um desafio e andamos todas a testar várias formulas para uns brownies de feijão azuki....
    Se tiver oportunidade também meto a mão na massa!
    Obrigada pela partilha destas análises!
    Beijinhos. Fico a aguardar os desevolvimentos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Marina,

    A ideia foi retirar a manteiga! Tenho um último conselho: é melhor não dizer aos provadores que os brownies levam feijão. Porque a análise do resultao fico logo viciada. Eles nem vão dar por isso!

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar