Domingo de chuva. Apetece ficar em casa e evitar ir ao supermercado. Solução: fazer o próprio pão. Tal como antes acontecia. Estão sempre a aconselhar-nos a desenvolver capacidades de resiliência. Acredito que fazer pão é treinar as referidas competências. Também poderia analisar a questão a partir de um outro ponto de vista. Será que existe alguma poupança? Provavelmente não. Mas ganha-se em qualidade de produto e na autosatisfação de ter pão quando queremos. Depois destas conjecturas sem muito sentido, apenas justificadas por um dia cinzento e de chuva, passo à receita a qual foi adaptada do blog da Babette, especialista na matéria.
1 saqueta de fermento granulado
1 colher de sobremesa de sal
700 ml de água morna
600 g de farinha de trigo
100 g de farinha de aveia integral
100 g de farinha de milho
50 g de sementes de girassol
Comecei por misturar os três primeiros ingredientes com a ajuda da batedeira de claras. Juntei a seguir as farinhas, já com a ajuda de uma colher de pau e com movimentos do centro da taça para a periferia. Por último, incorporei as sementes. Envolvi a tigela com plástico transparente de forma a evitar contacto com o ambiente exterior. Deixei levedar 2 horas. Passado esse tempo coloquei sobre o tabuleiro do forno, ligeiramente aquecido e polvilhado de farinha. Não se deve manusear muito a massa, para que ela consiga reter o ar. Com uma faca fiz uns sulcos, formando quadrados e polvilhei de farinha.
Entretanto o forno estava aquecido a 200ºC e tinha colocado na base um tabuleiro com 1 chávena de água. O vapor ajuda à formação da crosta. O pão foi ao forno cerca de 20 a 25 minutos. Quando o retirei coloquei-o em cima de uma rede para evitar que ficasse húmido na parte inferior. Para além de bonito posso dizer que estava muito gostoso!
hummmm que aspecto bom!
ResponderEliminarAdoro fazer então nestes dias de chuva sabe melhor ainda.
ResponderEliminarHoje por acaso saiu uma focaccia.
O seu pão ficou lindo ,gostei muito.
bjs
sem dúvida muito bonito. Sou fã do pão caseiro, desde que haja tempo e vontade acho que ganhamos imenso. De vez em quando a MFP tb dá uma ajuda, especialmente se é preciso reforçar a dose de pão a meio da semana. Mas não há terapia melhor que amassar pão :)
ResponderEliminarObriagada pelos comentários. Ficou gostoso. Lembra a broa de milho que se come nalgumas regiões do país.
ResponderEliminarboa semana
Fa
Mais especialista a comer pão do que outra coisa, mas anfim ;)
ResponderEliminarBeijo
Babette
Olá Babette
ResponderEliminarModéstia. Foi consigo que me iniciei nesta técnica. Confio muito nas suas indicações.
Bjs
Fa