Para assinalar a Páscoa resolvi escolher um bolo com história familiar. Que recordasse outras datas e outros locais. Assim cheguei ao bolo dos trópicos. Um bolo para gulosos que gostam de coco e podem comer muitos ovos.
200 g de coco ralado; 250 g de açúcar; 8 gemas; 1 clara; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 colher de sopa de farinha.
Leva-se o açúcar ao lume com cerca de 1/2 a 1 dl de água. Deixa-se ferver até atingir o ponto "fio". Junta-se o coco ralado e deixa-se ao lume mais um pouco até ficar tudo bem incorporado. Tira-se do lume e adicionam-se as gemas, a clara, a manteiga e a farinha. Vai ao forno em forma forrada com papel vegetal de cozinha. O tempo de cozedura não deverá ultrapassar os 20 minutos para que ainda fique húmido.
Nota: fica um bolo com pouca altura, mas quiser poderá duplicar a receita.
JÁ NÃO PASSAVA POR AQUI Á MUITO E HOJE CHEGO E VEJO ESTE BOLO MARAVILHOSO.
ResponderEliminarADORO BOLOS DE COCO E ACHEI ESTE LINDO E COM UM INTERIOR DE BABAR,ADOREI.
BJS
Um bolo baixinho mas com excelente aspecto.
ResponderEliminarUm beijinho e boa Páscoa
Um doce bem doce, parece-me. E sendo dos trópcios evoca memórias, sítios e pessoas. Ficou lindo, esse bolo! A apetecer dar uma trinca!
ResponderEliminarBabette
hmmm, baixinho e húmido: perfeito :)
ResponderEliminarTrópicos significa lugares longínquos. E imaginei num instante como seria um bolo vindo desses lugares, ao ler o título. Imaginei que teria côco. Viu como acertei? Ficou divino, pelas imagens. Com essas flores desenhadas. Compacto e denso, como devem ser estas coisas dos trópicos:)
ResponderEliminarQue esteja bem, minha Fa.
Mar
Olá São,
ResponderEliminarObrigada pelo comentário. Também gosto muito de côco.
bjs
Fa
Obrigada Gisele. Um beijo também para si e espero que tenha tido uma boa Páscoa.
ResponderEliminarFa
Olá Babette,
ResponderEliminarAntes era assim ... a minha mãe era muito gulosa e todas as suas receitas, como é o caso desta, levam muito açúcar e muitos ovos.
bjs
Fa
É verdade, Ondina. Um bolo para gulosas.
ResponderEliminarbjs
Fa
Querida Mar,
ResponderEliminarA decoração não é muito convencional. Foi o que saiu no momento. Folhas e flores brancas sobre um bolo de côco.
Um beijo de Coruche
Fa