Esta é uma receita para aproveitar sobras de bacalhau. Numa espécie de multiplicação, não dos pães, mas do bacalhau, de forma a uma posta de bacalhau cozido dar para duas refeições. E ao mesmo tempo ter como recompensa os olhares a brilharem na antecipação de um bom repasto. Procurar vislumbrar o que está escondido no interior destas caixas também elas comestíveis. Por que não recordar os pimentos de piquillo que se comeram em Madrid. Um sem fim de rememorações a que podemos ser conduzidos.
Quanto à receita segui apenas a lei do menor esforço para o máximo de efeito. Comecei por preparar os pimentos, de origem biológica, escavando o interior com a ajuda de uma colher de chá. Em paralelo, fiz um refogado com cebola roxa e azeite a que juntei o bacalhau desfiado. Depois de revolver algumas vezes a mistura adicionei 2 colheres de chá de maizena e a pouco e pouco fui juntando leite para formar um creme. Temperei com sal, noz moscada ralada e coentros picados. Claro que o certo seria ter feito um molho béchamel e ter-lhe adicionado o bacalhau. Teria ficado mais cremoso.
Num recipiente de ir ao forno deitei um frasco de molho de tomate já pronto (origem bio). Enterrei nele os pimentos e reguei-os com um fio de azeite. Foram depois ao forno cerca de 20 minutos.
Nota: a forra verde do recipiente é uma peça única criada pela Ana a partir de tranças, na mesma linha de outros objectos que já apareceram neste blogue.
Tão lindos Fa, adoro pimentos recheados mas com bacalhau nunca experimentei :)
ResponderEliminarBeijinho
Gosto da nova decoração deste espaço: muito primaveril e com cores suaves mas alegres!
ResponderEliminarAdoro legumes recheados, acho que são sempre uma excelente opção e dão origem a pratos muito bem apresentados!
Olá Mónica,
ResponderEliminarEstes dois ingredientes ligam muito bem. Aconselho-a a experimentar.
bjs
Fa
Olá Ondina,
ResponderEliminarObrigada pelos comentários sobre o novo visual. Fiquei satisfeita por ter gostado.
bjs
Fa