quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Soufflé de legumes
Todos temos os nossos pontos fracos. Para mim os soufflés são um desses pontos fracos em termos gastronómicos. Por eles estou disponível a alterar as minhas prioridades. E foi assim que aconteceu, no meio de uma semana que ainda não é de férias. A perspectiva de um soufflés de legumes com uma crosta tostada fez-me alterar os planos de trabalho. Claro que a responsável por esta subversão foi mais uma vez a Ana, conhecedora desta minha fraqueza que serviu de motivo para um almoço em casa do meu pai.
Segue-se a receita do dito soufflé contada em directo pela autora:
Começar por fazer um refogado com azeite, 1 cebola e 2 dentes de alhos muito picados. untar-lhe 60 gr de farinha e 2,5 dl de leite mexendo sempre até formar um creme. De seguida adicionar 3 dl da água de cozer os legumes e 5 gemas, uma a uma, envolvendo tudo bem. Temperar com sal e pimenta,
À parte, cozer os legumes (cenouras aos quadradinhos pequenos, feijão verde como se fosse para sopa e espargos verdes frescos também cortados) em separado em água temperada com sal. Devem depois ser bem escorridos. Adicionam-se ao creme e no fim junta-se também as 5 claras batidas em castelo firme. Envolve-se suavemente e coloca-se num pirex barrado com manteiga. Cobre-se com queijo ralado e vai ao forno a 180ºC durante cerca de 60 minutos, tendo o cuidado de não abrir o forno.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ainda não "arrisquei" estas declinações. Mas partilho dessa vontade de ultrapassar essa limitação. Um dia sim. A ver se corre bem:)
ResponderEliminarUm beijo para si. Que esteja bem.
Mar
Olá Mar,
ResponderEliminarParecem complicados, mas acabam por ser fáceis de preparar. O problema é necessitarem de irem para a mesa logo que estão prontos. Uns minutos de atraso e lá se foi o belo insuflado.
Um beijo e um bom dia
Fa
Está com óptimo aspecto este souffle :)
ResponderEliminarUm beijinho
Olá Joana,
ResponderEliminarEstava muito gostoso. Para mim serve como uma refeição completa.
um beijo
Fa