sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Frango de churrasco no forno

Na minha cozinha continua a reinar a simplicidade na confecção das refeições. A pouco e pouco procurarei retomar uma normalidade que no fundo não é mais do que sinal de bem estar. Para cozinhar é preciso ter disponibilidade não só de tempo, mas principalmente mental, caso contrário são meras rotinas que se cumprem. Pretendo que este meu espaço virtual seja sempre um lugar de prazer em que partilho as pequenas alegrias culinárias, que por vezes correm bem e outras menos bem, embora não deixem de ser momentos divertidos.

Este frango de churrasco surgiu a partyir das minhas reminiscências angolanas. Lembro-me dos frangos depois de abertos e espalmados serem grelhados no carvão, tendo como único tempero serem pincelados com uma pena mergulhada previamente numa mistura de azeite, sumo de limão, alho picado e sal refinado. Já não estou muito certa desta última parte! Provavelmente também teria gindungo picado, para deixar o frango mais apalado. Recordo-me que quando era criança adorava participar no processo de pincelar o frango com a dita pena, que agora não seria considerado higiénico.

Foi ao lembrar-me destas histórias que pensei pegar em duas pernas de frango do campo, dar uns cortes na parte superior com a ajuda das minhas facas de cerâmicas, que já considero insubstituíveis, e levar ao forno juntamente com umas batatas fatiadas, pincelando regularmente com a mistura que referi em cima. O resultado foi bastante bom não se colocando muito o problema da gordura da pele uma vez que esta acabou por derreter e escorrer para o fundo do tabuleiro.

3 comentários:

  1. Espero quea normalidade regresse depressa, porque estou a estranhar tanta ausência por aqui...
    Pelas fotos parece que as facas de cerâmica estão a ser muito uasadas, ou não as utilizou para as batatas?
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Querida Fla,
    o melhor frango de churrasco que comi era comprado numa Senhora de origem Angolana vizinha da minha mãe, que ao fim-de-semana se dedicava a assá-los. Nunca soubemos o segredo do seu molho que dava um toque delicioso ao frango. Não pincelava com a pena, mas era muito bom. Infelizmente, esta senhora já partiu. Gostei imenso do aspecto destas belas coxinhas no forno com molhinho de churrasco à moda da Angola. E as batatas não lhe ficaram atrás!
    Beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. Aderi completamente às facas de cerâmica. Hoje descobri que cortam o polvo cru com uma enorme facilidade. O frango de churrasco que comia em Angola era muito bom, mas já não estou muito certa dos temperos, principalmente no que se refere ao alho e ao limão. Mas sei que não era só azeite. Agora da pena recordo-me muito bem!

    ResponderEliminar