quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Travesseiros com recheio de peru (aproveitamento de sobras)


Um blogue de cozinha é de alguma forma um registo do efémero que caracteriza o universo culinário. Por isso, importa aqui guardar não só receitas como os cenários em que foram servidas. Ao empenho colocado na confecção dos alimentos, associa-se o modo como são apresentados, procurando-se obter uma harmonia entre os elementos comestíveis e todo o cenário de pratos, travessas, toalhas de mesa, copos, talheres, etc., essenciais ao enquadramento visual.

A peça que esteve na base desta decoração foi uma toalha e um conjunto de panos individuais, em linho, oferecidos por uma amiga no último Natal. Foram escolhidos a pensar na minha nova cozinha e no seu recanto mais intimista. A esta toalha associaram depois outros objectos, oriundos de África, mas também do Brasil, que ajudaram a criar um ambiente cálido para uma ementa bastante simples.

Hoje referimo-me apenas aos travesseiros com recheio de peru (o mesmo que podem encontrar no post dos pasteis de peru). Neste caso, utilizei uma outra massa cuja receita transcrevo do meu anterior blogue (A minha cozinha).

- 250 g de farinha;
- 125 g de margarina;
- 1 ovo;
- sal;
- água.

Misturar os diversos ingredientes. Amassar, juntando um pouco de água se necessário, mas apenas até obter uma consistência adequada para estender a massa. Envolver com película transparente e deixar no frigorífico 30 minutos (o tempo de fazer o recheio). No final, estender numa superfície enfarinhada e formar rectângulos a partir dos quais se vão obter os travesseiros. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno 15 minutos.


5 comentários:

  1. Os teus pasteis ficaram com um aspecto delicioso :-) obrigada pela partilha da receita. beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Fa:

    Tão bonitas as suas palavras. Sobre a efemeridade dos gestos quotidianos associados à cozinha. Sobre a dedicação. Que se transforma em comida. E em mesas bonitas.
    Obrigada por isso. E pela ideia para reciclar peru.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Barida. Esta receita de massa é excelente e permite o aproveitamento de sobras. bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, Mar
    São registos de momentos de prazer que foram antecipados, durante o processo de preparação. bjs

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver que o meu comentário de ontem não ficou....
    Dizia eu que, como imagina, gostei imesno de ver o cenário que compôs tão bela refeição.
    A massa parece bem apetitosa!
    um beijo
    Babette

    ResponderEliminar