segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um ano e quatro dias


Como refere aquela expressão, um pouco irritante, "é Natal todos os dias, basta querermos", considero que também é possível festejar o aniversário de um blogue em qualquer altura do ano. Neste caso, com muito menos implicações daquelas que adviriam da aplicação da máxima anterior. Assim, comemoro hoje 1 ano e 4 dias na vida deste espaço virtual de partilha de vivências culinárias.

Poderia fazer um balanço em termos quantitativos. Isto é, contabilizando quilos de açúcar, dúzias de ovos, litros de azeite, etc., tudo o que foi consumido ao longo deste ano. Somar e dividir por cada um dos dias para obter uma média. Porém, esta não é a minha metodologia preferida. Gosto de vias qualitativas, que considero mais fiáveis no retratar de realidades complexas. Penso, por isso, em todas as pessoas que tive oportunidade de conhecer e nos estímulos e carinho que recebi delas. Penso também no prazer que retirei da confecção de todas estas receitas. Do fotografar do produto final, às vezes, de forma apressada, mas sempre com algumas preocupações estéticas.

Assim, que melhor comemoração poderia desejar do que a de preparar um bolo de abóbora com mirtilhos, num ritmo lento em consonância com um final de tarde chuvoso. Tinha imaginado outro tipo de comemoração. A ementa já estava toda definida, mas não foi possível colocar em prática esses planos. O bolo infelizmente foi uma experiência mal sucedida. Acontece! Por esse motivo apenas vos deixo a fotografia.

8 comentários:

  1. Fa,
    Muitos parabéns pelo aniversário do blog que é um dos que acompanho sempre atenta. Muito tenho aprendido aqui e espero continuar a aprender. Apesar de tudo o bolo ficou lindo. Todas as cozinhas se fazem com alguns insucessos, que não t~em outra finalidade que não aguçar-nos o espirito para fazer mais e melhor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Esta combinação promete!!
    Parabéns, foi a primeira vez que por aqui passei, até breve.

    sandra

    ResponderEliminar
  3. Fa:
    Exigo nova comemoração do aniversário do blog (pode ser 1 ano e 10 dias, por exemplo) com uma receita que tenha saído bem e sabido ainda melhor! Apesar de tirarmos sempre lições das experiências menos felizes, isso não vale como post de comemoração. Tenho dito!
    Um beijo e parabéns por 1 ano e 4 dias de partilhas...
    Babette

    ResponderEliminar
  4. O aspecto ficou belissímo....como tal o que correu mal?cá para mim ficou foi uma delicia.
    Beijinhos e parabéns por este espaço maravilhoso.

    ResponderEliminar
  5. Olá Fa:

    Pelos vistos, o meu comentário não ficou. Mas disse coisas boas da sua experiência com abóboras e mirtilos. E do aniversário do seu blogue. Deixo então os meus parabéns renovados. À espera de mais experiências. Porque é bom aguardar por coisas boas.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelos vossos comentários e pelos parabéns. Acho que vou seguir a sugestão da Babette e fazer outra comemoração.bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá, Mar
    Lamento que o seu outro comentário não tenha chegado. Coisas da informática! Obrigada pelas suas plavras sempre muito positivas e estimulantes. bjs

    ResponderEliminar
  8. fa muitos parabens e espeto wque contines o teu blog muito e bons anos.
    todas temos fracassos na coziha mas e com eles que vamos crescendo

    ResponderEliminar