Estas mini-pizzas foram a base de um jantar realizado em frente da televisão enquanto se assistia à final (2011) do Dînner presque parfait. A receita foi recolhida no Livro Essencial dos Aperitivos, sendo a massa preparada com os seguintes ingredientes:
- 7 g de levedura seca
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 185 ml de água morna
Tape e reserve esta mistura durante 10 minutos, ou até que se forme espuma. Peneire 250 g de farinha de trigo e 1/2 colher de chá de sal para uma taça grande e faça uma cova no centro. Deite a mistura de levedura e junte 1 colher de sopa de azeite. Misture tudo com uma faca de lâmina achatada com um movimento de corte até que se forme uma massa. Coloque numa superfície levemente enfarinhada e amasse durante 10 minutos ou até que fique homogéneo. Coloque numa taça untada, cubra com película aderente e deixe descansar 45 minutos ou até que duplique de tamanho. Soque a massa para retirar o ar e amasse mais 8 minutos. Estenda-a até ter 1 cm de espessura. Corte rodelas com um copo e coloque-as num tabuleiro forrado de papel vegetal.
Quanto ao recheio utilizei três versões:
- petingas em azeite, mozarela e tomilho limão
- tomate cereja, mozarela, parmesão e orégãos
- pedacinhos de camarão, tiras de queijo da serra e passa de uva sem grainha
Polvilhei com um pouco de flor-de-sal e levei ao forno 10 minutos.
Olá Fa, já não escrevia por aqui há uns tempos. Mas vejo que também conhece o programa que tantas vezes vejo. Não vi no entanto a final. Acho muita piada, mesmo aos "desastres" que por lá também aparecem, de tanto quererem complicar. Ainda por cima em francês, recordando o meu liceu e daí o entender quase tudo. Andei "desviada" décadas da língua francesa, profissionalmente na minha
ResponderEliminarárea é tudo em inglês.Custou retomar. Adoro também ver o Arte, também vê?
Beijinho
E QUE RICO JANTAR A DE PETINGAS DEVIA DE ESTAR DELICIOSA, ACHO QUE COMEÇAVA POR UMA DESSAS.
ResponderEliminarBJS
eu adoro esse tipo de comida e tb vi o mesmo programa pois é frances gostei muito das pesoas que ganharam mereceram mesmo sendo jovens as tuas pizzas ficaram muito boas parabens beijinhos
ResponderEliminarQuerida Lusitana,
ResponderEliminarSou muito francófona, principalmente em determinadas áreas. Um delas é a cozinha. Também vejo o Arte. Não sou muito dotada para as línguas, provavelmente devido a uma dislexia que nunca me impediu de fazer nada, a não ser conseguir ter um bom domínio do inglês e do francês. O meu marido fez a sua formação em França o que me permitiu ter uma estadias alargadas na Alsácia. Foi nessa altura que recuperei o francês do liceu.
Um grande beijo
Fa
Olá São,
ResponderEliminarSouberam-me muito, embora por princípio não goste de fazer as refeições em frente da televisão. Contudo não queria perder o programa.
bjs
Fa
Olá Isa,
ResponderEliminarFico contente de saber que também viu o programa. Teve um nível bastante alto para amadores. Em particular, para os que ganharam o concurso que eram bastante jovens. Aprendo muito com estes programas.
Um beijo
Fa
Uma refeição ligeira em frente à televisão acompanhada com umas pizzas em miniatura. A propósito de um programa em francês. Partilho do seu gosto pela língua dos amantes. Quando tive de escolher, custou-me não ser essa a minha primeira opção. Mas ficou-me sempre a língua do país onde a beleza é um exercício com um quê de religião. E sabe, ando a pensar em inscrever-me em italiano:) Fiquei com muita vontade, depois de Veneza.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Olá Mar,
ResponderEliminarPara mim o francês é a língua da cozinha, da filosofia e de muitas outras coisas que necessitam tempo.
Acho um excelente projecto o de aprender italiano. Poder ler alguns autores na sua própria língua.
Um beijo
Fa