Os ingredientes foram os seguintes:
- 4 ovos
- sumo de 1 a 2 limões
- 3/4 de chávena de água a ferver
- 12 bolachas Maria
- 1 chávena de açúcar
- 1 pacote de gelatina de limão
- 250 g de natas
Misturam-se as gemas com meia chávena de açúcar e o sumo de limão. Leva-se ao fogo lento, mexendo sempre, até que comece a engrossar. Dissolve-se a gelatina na água a ferver e junta-se à mistura dos ovos. Deixa-se arrefecer e juntam-se as claras batidas em castelo, às quais se juntou a outra meia chávena de açúcar como se fosse um merengue. Batem-se as natas em chantilly e junta-se ao preparado anterior, misturando tudo muito bem mas como movimentos suaves. Entretanto esmagam-se as bolachas e utiliza-se metade para polvilhar um tabuleiro de vidro de ir à mesa. Deita-se dentro o doce e polvilha-se com o resto das bolachas esmagadas. Coloca-se no frigorífico durante algumas horas (no mínimo 5 h) antes de servir. Não se desenforma.
Além de pela descrição me parecer uma sobremesa deliciosa, a foto ficou simplesmente apetitosa! E tem um quê de misteriosa...(a foto!)
ResponderEliminarBabette
Gosto de tudo o que tenha citrinos. Particularmente das variações doces em torno de limões. E acho tão bonito quando um determinado sabor faz com que haja pessoas ausentes à mesa. A ausência a tornar-se presença. Por causa de comida. E na celebração da vida da sua mãe. Uma graça. A vida. O doce de limão. E as pessoas que se sentaram à sua mesa.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Olá Babette,
ResponderEliminarA ideia era dar um ar etéreo à sobremesa, por isso coloquei as fatias de limão em pé e ligeiramente torcidas. É um doce muito agradável.
Um beijo
Fa
Olá Mar,
ResponderEliminarÉ verdade. Esta receita, em particular,fez-me recordar alguns amigos ausentes.
Um beijo
Fa