terça-feira, 28 de setembro de 2010

À procura dos "super" queques, neste caso de ameixa

Ando à procura de uma receita ideal de pseudo "super" queques que enriqueçam os meus pequenos-almoços. Assim, as variações irão surgindo à medida dos ingredientes disponíveis.

Hoje utilizei os seguintes produtos na receita:

2 colheres de sopa cheias de sementes de linhaça
10 ameixas secas sem caroço
3 colheres de sopa de amêndoa pelada

Comecei por triturar primeiro as sementes de linhaça, adicionando depois as amêndoas e por último as ameixas. No fim, obtive uma pasta bastante espessa a que adicionei:

1 iogurte magro
3 colheres de sopa de "natas" de aveia
1 ovo

Usei as varas de arame para bater o creme o que facilitou a incorporação dos vários ingredientes, assim como introduziu mais ar na massa. A seguir juntei:

1 colher de chá de canela
1 chávena almoçadeira mal medida de farinha trigo integral
2/3 de chávena de leite de coco para cozinha (marca Drº. António Martins, comprada no Celeiro), apenas com 3% de gordura
1 colher de chá cheia de bicarbonato de sódio

Coloquei o creme nas formas e no centro enterrei uma ameixa (abrunho) descascada e cortada ao meio. Estes queques levaram cerca de 20 a 25 minutos no forno, tendo ficado com uma consistência bastante húmida, mas agradável. A ausência de açúcar na receita não é esquecimento!

2 comentários:

  1. que bonitos e que saborosos que devem ter ficado
    eu bem que tento nao comer tantos doces mas ate sou controladinha ehhe
    olha o que sao natas de aveia?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Moranguita
    As "natas" de aveia são um creme espesso que se vende em pacotinhos pequenos,podendo ser usadas como substituto das verdadeiras natas. Por exemplo, os cremes (sopas) ficam mais aveludadas. bjs

    ResponderEliminar