segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Queques com sementes de chia e quadrados de chocolate preto

No sábado, dia em que fiz o bolo de chocolate com cerveja, só cozinhando é que consegui ganhar alguma serenidade. Por isso, as experiências culinárias foram-se sucedendo até estar completamente cansada. De manhã, tinha passado pelo Celeiro do Colombo e comprado uma série de novos produtos para testar. Tudo muito saudável para que não me acusem de fazer disparates! Aliás, eu acho que o efeito de alguns alimentos sobre o organismo é essencialmente psicológico. Ao ingeri-los ficamos com a sensação que nos estamos a proteger e que conseguimos controlar uma série de processos fisiológicos. Mas também é divertido descobrir outros sabores.

Foi assim que surgiram estes super saudáveis queques com sementes de chia, nos quais utilizei:

1+1/2 chávenas de farinha de trigo integral
1 chávena de farinha de arroz integral
1 iogurte magro
2 ovos
3 colheres de sopa de xarope de acer
1 colher de chá cheia de sementes de chia
1 colher de chá de fermento sem glúten nem fosfatos
2/3 de chávena de chá de cerveja branca
sumo de 1/2 lima
quadrados de chocolate preto para cozinha da Lindt (85%)

O processo foi o habitual. Primeiro misturei os ingredientes secos e depois os húmidos, deixando o fermento para o final. Coloquei no centro de cada queque um quadradinho de chocolate e levei ao forno cerca de 20 minutos. À saída do forno coloquei ainda uma "gota" de chocolate para cobertura no meio da mancha escura, para dar a ideia de um olho guloso ...

No dia seguinte, foram a base do meu pequeno almoço, acompanhados com um iogurte magro batido com sementes de linho moídas e salpicado com sementes de abóbora. Para acompanhar bebi um chá excelente que uma amiga me trouxe do Japão há poucos dias. Um luxo de pequeno almoço! O chá tem um nome bastante significativo - Ciel d'Azur e foi realmente até ao céu que fui conduzida, no último domingo, por esta primeira refeição da manhã.

3 comentários:

  1. Adorei essa descrição que culmina com um luxo de pequeno-almoço, sem dúvida a minha refeição preferida!
    por aqui é "sempre a aprender"....
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Fa,
    um pequeno almoço de Domingo, de facto, paradisíaco! Os bolinhos ficaram um encanto e têm uma composição de ingredientes bem deliciosa.
    beijinho e Boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Bom, bom, bom...muito bom mesmo! é só o que me ocorre dizer! :) Adoro pequenos-almoços requintados!

    ResponderEliminar