terça-feira, 23 de novembro de 2010

Creme de pastinacas com pimenta rosa

Desde que descobri as pastinacas (xerovias) nos mercados biológicos, aderi completamente ao seu sabor e textura. Creio que a primeira vez que as utilizei até foi numa sopa, mas nessa altura não tiveram o destaque merecido. Desta vez resolvi fazer um creme de pastinacas que realcei no final com um pouco de pimenta rosa.

Para o creme utilizei 6 pastinacas e 2 courgettes pequenas, peladas e cortadas às rodelas. Coloquei os vegetais a ferver em água, juntamente com um caldo de verduras bio, durante cerca de 30 minutos. Depois foi só moer com a varinha e juntar 2 colheres de sopa de creme de aveia, para obter uma textura mais aveludada. Poderá eventualmente ser necessário acrescentar um pouco de água para ficarmos com um creme menos espesso.

Gosto de servir este tipo de creme em chávenas. Neste caso, no momento de ir para a mesa salpiquei cada um delas com grãos pimenta rosa partidos num almofariz. Na fotografia o creme surge com uma cor amarelada, mas que é devido ao facto de a fotografia ter sido tirada à noite. Na realidade, o creme tem um tom mais claro.

2 comentários:

  1. Perdoa me mas nunca ouvi falar de xerovias. É legume?

    De qualquer maneira tem um aspecto óptimo!!!

    Bjinhos,


    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana Rita
    As xerovias são semelhantes, em formato, às cenouras com a única diferença de serem brancas. Porém, a nível de sabor são bastante distintas. Em Portugal, sei que existe produção na zona da Covilhã, porque a sua cultura necessita de climas frios. Costumo comprar ou no supermercado do Corte Inglês ou em mercados biológicos. Faz parte dos legumes "antigos que começam agora a ser recuperados. bjs

    ResponderEliminar