quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Frango com tomate e tomilho


Gosto de fazer uma alimentação abundante em vegetais, fruta, cereais, e, com pouca gordura. Mas a maior parte das vezes não consigo identificar de forma clara as minhas fontes de inspiração. Livros, programas de televisão, revistas, blogues, recordações, ... penso que de tudo um pouco! Deixo-me conduzir por aquilo que tenho no frigorífico ou por alguma ideia que me ocorreu e fui desenvolvendo. Sou mesmo capaz de misturar ingredientes de várias partes do mundo, afinal serei apenas um produto da globalização.

Há alguns dias um amigo que este verão fez férias em Israel, facto que parece ter contribuído para o despertar para as questões gastronómicas (sabe-se lá porquê), avisou-me que no próximo fim-de-semana viria com um bloco de notas para registar os temperos que eu utilizava e como os misturava. Fiquei um pouco perplexa, porque acho que a minha cozinha é uma mistura de muitas coisas e não sou de modo nenhum representativa da culinária portuguesa, nem tento ser. De qualquer forma será sempre interessante leccionar um mini-curso de cozinha ... Em troca ele arranja-me o computador, quando este enlouquece com algum vírus.

Neste frango, aliás para ser mais correcta nestas pernas de frango (sem pele), utilizei 4 tomates maduros sem pele, cortados às rodelas grossas, 2 cebolas roxas em fatias, 3 talos de aipo cortados, 1 pimento aos pedaços, dentes de alho com pele e 2 malagueta vermelhas cortadas. Temperei as pernas com um pouco de sal e coloquei-as no meio desta mistura de vegetais. Coloquei por cima uns raminhos de tomilho fresco e reguei com um fio de azeite. Meti no forno durante 45 a 50 minutos até o frango estar assado. Fui regando as pernas, regularmente, com o molho que se formava.

Para acompanhamento preparei um bulgur que fiz cozer em água temperada com açafrão, que a minha colega S. me trouxe da Tunísia, e com sementes de cominhos.

5 comentários:

  1. eu, pessoalmente gosto muito da maneira como cozinha...era feliz a comer aí em sua casa hehe
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Fá,
    O frango ficou um aspecto bem suculento e o bulgur muito bonito (nunca experimentei bulgur, mas pelo menos a aparência dá vontade de experimentar).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que elogio esse do seu amigo!...
    Ficou muito apelativo, este franguinho...
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá, queridas amigas
    Achei imensa piada ao cometário da Tuquinha. Não sei se ficaria sempre contente com as minhas ementas, mas posso dizer-lhe que não oiço muitos protestos ... Quanto à Carla aconselho-a a experimentar o bulgur, porque vai gostar. Relativamente ao meu amigo tenho a recomendação do meu marido para não lhe ensinar tudo de uma vez, assim temos garantido o arranjo dos computadores por muito tempo ... É um amigo de há muitos, que provavelmente até vai ler este meu comentário. bjs

    ResponderEliminar
  5. o frango ficou muito bom de certeza
    u adoro ver programss de cozinha internaconal
    levanos-nos empre a aoutro mundo de sabores
    beijinhos

    ResponderEliminar