segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Gelatinas de romã e groselha, aromatizadas com hortelã


Nas últimas semanas tenho comprado bastantes romãs, as quais estão neste momento na melhor fase de maturação. Para aproveitar as suas propriedades e evitar ao mesmo tempo dissabores com salpicos vermelhos na roupa, tenho-as preparado sempre na forma de gelatinas.

Desta vez, juntei-as a uma caixa de groselhas que adquiri no mercado biológico. Como estas últimas eram bastante ácidas resolvi dar-lhes uma fervura prévia, de 5 minutos, numa mistura de dois cálices de vinho licoroso e 1 colher de sopa de geleia de agave. Depois retirei com uma escumadeira as groselhas, e, ao liquido restante acrescentei cerca de 2,5 dl de água e um ramo de hortelã. Deixei ferver 5 minutos para obter uma infusão aromatizada a que adicionei, depois de retirar a hortelã, 1 colher de sopa de agar-agar previamente demolhada num pouco de água durante 10 minutos. Deixei ferver 2 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.

À parte, bati 500 g de quark magro a que juntei as bagas provenientes de 2 romãs e as groselhas. Adicionei a este creme o liquido com a gelatina e misturei tudo até obter um creme homogéneo que coloquei em recipientes de vidro.


4 comentários:

  1. Fa,
    Como sempre gelatinas bem originais e deliciosos. A romã é um fruto fantástico, mas normalmente não lhe dou grande utilização culinária. Vou guardar esta receita para começar a fazer umas experiências.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla
    Antes nem comprava romãs. Sempre achei que davam muito trabalho a comer e não tinham grande sabor. A minha avó é que adorava esta fruta e era uma perita na sua selecção. bjs

    ResponderEliminar
  3. Essa sobremesa ficou uma tentação :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá, Soraia
    Obrigada pelo seu comentário.
    bjs

    ResponderEliminar