sábado, 13 de novembro de 2010

Perna de borrego no forno com especiarias e frutos secos

A inspiração para esta receita veio dos programas do chefe Anthony Bourdain, que tenho andado a assistir na Sic Radical. São viagens gastronómicas fantásticas, onde se descobrem técnicas culinárias surpreendentes e ingredientes novos. Num programa recente, passado no Médio Oriente, foi apresentado um borrego assado no interior de um buraco, escavado em pleno deserto. O animal, antes de ser colocado no recipiente em que cozeu, foi antes barrado com uma pasta de especiarias.

Claro que a minha receita tem muito poucas semelhanças com a que me serviu de inspiração, mas o borrego ficou excelente. Diria mesmo dos melhores assados que já preparei. O meu marido até se levantou da mesa a meio da refeição para me ir buscar um papel e um lápis para eu escrever a receita antes que me esquecesse de algum ingrediente. Considero esta atitude como um dos melhores cumprimentos que uma cozinheira pode receber ...

Na preparação do borrego comecei por o barrar com massa de pimentão que já compro em frascos. Depois coloquei a perna, que tinha levado uns cortes, numa assadeira grande. Por cima, deitei cominhos em grão para obter uma crosta. Juntei ainda falhas de pau de canela (quantidade moderada), 10 cardamomos esmigalhados, 2 malaguetas vermelhas (compridas) picadas, 10 alhos com pele (rosa) e com um corte na base, ameixas e damascos secos e hortelã fresca.

Por último, pelei umas batatas e cortei em fatias finas. Coloquei-as à volta do borrego, salpicando-as com um pouco de flor-de-sal e entalando uns raminhos de hortelã entre algumas das suas "folhas". Reguei tudo com azeite, com muito cuidado para manter intacta a crosta de cominhos. Foi ao forno durante 30 minutos a 200ºC e depois baixei para os 180ºC durante mais 45 minutos. De vez em quando abria o forno e regava a carne a as batatas com o molho que se formou.

1 comentário: