segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Salada de grão com atum, couves pak-choi e cogumelos

Gosto de refeições coloridas! Deve ser o meu lado tropical que está sempre presente. Mas ao mesmo tempo variedade de cores também significativa que estamos a ingerir uma panóplia maior de vitaminas e sais minerais. Numa época em que estamos a reaprender a apreciar a diversidade, seja ela bio, geo ou mesmo cultural, em qua as gastronomias de regiões distantes são valorizadas e experimentadas nas nossas próprias cozinhas, os contrastes de cor que encontramos numa travessa ou num simples prato exaltam esses outros olhares sobre o mundo.

Esta salada é muito simples na sua preparação. Ecómica também. O que a torna ideal para tempos de crise.

Comecei por colocar um fio de azeite e 1 alho fatiado num tacho. Juntei-lhe depois as couves pak-choi, cortadas ao meio no sentido longitudinal. A seguir, e porque estava com pressa, adicionei logo os cogumelos, cortados em fatias grossas. Deixei as couves murcharem um pouco e adicionei 1/2 colher de chá de curcuma, sal, 1 malagueta vermelha (comprida) e um pouco de pimenta preta moída. Misturei as verduras ainda quentes com uma lata de grão pré-cozido, previamente passado por água fria. Por último, adicionei um frasco de atum de conserva (em azeite).

Como tem estado frio optámos por comer a salada ligeiramente aquecida. O acompanhamento foram uns legumes biológicos assados no forno. As cenouras vieram da minha fornecedora habitual no mercado do Príncipe Real, que me participou serem as últimas. O seu canteiro de cenouras estava já reservado para o restaurante Tavares, porque um dos pratos em que as usam está a ter muito sucesso. Foi o fim deste nosso prazer, mas o reconhecimento merecido à excelente qualidade do produto. Confesso que já tenho comprado noutros locais, mas não têm comparação.

2 comentários: