quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bacalhau assado com abóbora e alecrim

Gosto de fazer pratos rápidos que incluam logo os acompanhamentos. Também aprecio a variedade nas cores dos diferentes ingredientes. Para além do aspecto estético significam diversidade nos nutrientes, vitaminas, sais minerais, etc., aspecto a ter em consideração numa alimentação saudável.

Claro que este bacalhau necessitou de uma assadeira de barro preto de Bisalhães. Acho que estes barros são capazes de fornecer outro paladar, mesmo às preprações mais simples, como é o caso desta em que utilizei duas postas de bacalhau de cura amarela (demolhado entre 24 a 48 h). Ao redor do peixe coloquei pedaços de abóbora hokaido (potimarrom) com casca, dentes de alho e batatas novas pré-cozidas em água com sal durante cerca de 10 minutos. Tudo temperado com alecrim e regado abundantemente com azeite. Depois foi só levar ao forno cerca 45 minutos, no nível mais baixo das prateleiras e a uma temperatura de 180ºC.

8 comentários:

  1. Fa,
    Ficou com um óptimo aspecto este bacalhau. Gostei da ab´bora, embora já esteja a ver lá em casa os olhares de horror à abóbora assada e com casca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Desejos de um 2011 cheio de coisas boas ....
    quanto a este bacalhau apenas digo que ficou com um aspecto soberbo...gosto do bacalhau de cura amarela tem um excelente paladar...gratinado no forno com pão fica tb delicioso.
    Beijinho e um beijão com carinho para a MÃE.
    Obrigada pelo seus comentários sempre simpáticos

    ResponderEliminar
  3. Realmente tem um óptimo aspecto, este assado. Nunca experimentei abóbora assada. Estamos sempre a aprender, não é? E a introdução dessa loiça é mesmo pertinente, também acho o mesmo. Os assados ficam com um sabor diferente.
    É bom vir aqui fazer visitas:)

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  4. Fa,

    Também gosto muito de assados (e guisados) já com o acompanhamento incluído. Além de muito práticos, o elemento principal ganha um gosto especial ao receber os sabores do acompanhamento.

    Este teu prato interessou-me muito pela conjugação da abóbora com o bacalhau, que nunca experimentei.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Só para dizer que tenho saudades dos posts da Fa:)

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Carla, Tuquinha, Mar e Pipoka. Este bacalhau ficou muito agradável, mas é importante que a abóbora seja desta qualidade. Até já

    ResponderEliminar
  7. Olá, Mar
    Já está a sair do forno ...
    bjs

    ResponderEliminar
  8. hujm ams que maravilha fa. este bacalhau tem tudo poaracestar uma delicia.
    adorei

    ResponderEliminar