domingo, 2 de janeiro de 2011

Focaccia de alecrim com boqueirões

Iniciar o ano com um prato que na sua base tem apenas dois ingredientes fundamentais - pão e sardinhas, não tem qualquer relação com os tempos de crise actuais ou com uma visão economicista à escala doméstica. Nada disso! Foi pura casualidade. Pediram-me, literalmente, para fazer desaparecer uma saco com boqueirões congelados que jaziam numa determinada arca congeladora. Quando peguei neles não pensei muito no destino a dar-lhes, mas quando me apercebi que até já estavam arranjadas pensei que poderiam ter algum potencial na minha cozinha. Assim, surgiu esta focaccia de boqueirões.

A receita da massa veiode O Livros das Técnicas Culinárias (Le Gordon Bleu) e já tinha sido antes testada num pão recheado com pasta de azeitonas pretas e alecrim. Para a massa necessita-se de:

- 25 g de fermento de padeiro, ou 1 2/3 de colher de sopa de fermento granulado e 1/2 colher de chá de açúcar
- 300 ml de água morna
- 900 g de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de sal
- 4 colheres de sopa de azeite
- alecrim

Fiz apenas metade da receita, por isso necessitei de fazer alguns ajustamentos na quantidade de água. Aliás, é normal que isso aconteça porque as farinhas têm distintas capacidades de absorção dos líquidos. Comecei exactamente por peneirar a farinha com o sal refinado, fazendo depois um buraco no meio onde coloquei o fermento, o açúcar, o azeite e a água morna. Amassei durante cerca de 10 minutos. Depois coloquei a bola de massa numa tigela enfarinha (ou untada com azeite) e tapei com um pano húmido. No meu caso, por preguiça, o pano estava seco. Deixei levedar durante 2 horas, até dobrar de volume, em local abrigado.

Depois da massa levedada, foi sovada durante 2-3 minutos, altura em que lhe juntei o alecrim fresco cortados aos bocadinhos. Deixei descansar 5 minutos e coloquei a massa, neste caso numa tarteira, untada com azeite. Fui calcando com as pontas dos dedos até ter todo o fundo coberto. Por cima coloquei os boqueirões, uns filetes de anchovas de conserva, bocadinhos de tomate seco que tem estado conservado em azeite, alho picado e cebola roxa em fatias finas. Para além disso salpiquei com mais alecrim fresco e reguei com um fio de azeite.

O meu único problema foi ter de tirar as espinhas aos boqueirões. Sou muito preguiçosa para comer peixe. Estou a pensar que na próxima vez posso utilizar filetes, já sem espinhas. Também recebi outras sugestões de mudança, porém a receita agradou e agora talvez leve uma fatia aos donos da arca congeladora de onde saíram estes exemplares piscícolas.

2 comentários:

  1. Que bom aspecto! O meu ponto fraco é este: fazer massas. Demoro imenso tempo e fico stressada porque as mãos ficam peganhentas:) Enfim...mas hei-de tentar fazer focaccia. E sim, também sou preguiçosa a comer peixe. Compreendo perfeitamente a parte de tirar as espinhas. Apetece voltar a ser criança e pedir a alguém que nos arranje o peixe:)
    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar
    Pode fazer esta massa sem qualquer problema. Não precisa de utilizar o rolo e basta ir esticando com as mãos. bjs

    ResponderEliminar