quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bolo de abóbora

Para além de doces tinha pensado preparar alguma prato salgado para levar aos meus pais. Porém, apercebi-me que não ficavam muito entusiasmados com a ideia. Principalmente o meu pai que nos últimos tempos faz da cozinha um hobby. Estava a tirar-lhe a oportunidade de exercer a sua criatividade culinária, que é bastante! Aliás, se com a minha a mãe aprendi a técnica é do meu pai que devo ter recebido a maior parte dos genes para a invenção e recriação de receitas. Este bolo de abóbora é mais uma dessas situações.

Como ingredientes utilizei os seguintes:

- 2 chávenas de chá de farinha de trigo integral
- 1 chávena de chá de farinha de arroz integral
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1/3 de colher de chá de noz-moscada ralada
- 2 chávenas de chá cheias de abóbora potimarron crua (hokaido) ralada (com casca)
- 1/ 2 chávena de chá de azeite
- 3 ovos
- 1 chávena de chá de açúcar amarelo
- 1 chávena de chá de leite magro
- 1 colher de sopa rasa de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Segui o processo habitual de misturar primeiro os ingredientes secos e depois os húmidos, mas deixando para a fase final a adição do fermento e do bicarbonato de sódio uma vez que estes começam logo a reagir e perde-se parte do seu efeito se levarmos muito tempo a colocar o bolo no forno.

Depois, fiquei a pensar que uma pequena crosta poderia funcionaar bem neste tipo de bolo. Assim, misturei numa tigela 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, 2 colheres de sopa de flocos de aveia, 1 colher de sopa de sementes de abóbora e 1/2 colher de sopa de canela. Com a mão peguei nesta mistura e espalhei por cima do bolo. Levei ao forno (200ºC) cerca de 35 minutos.


3 comentários:

  1. simplesmente maravilhoso...mil beijinhos
    ainda não tenho pc arranjado....roubei o da minha colega 1 minutinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Tuquinha. O "bolito" não estava nada mau ... bjs

    ResponderEliminar
  3. entao agradece e muito ao teu paisaiste uam bela cozinheira:-)
    que belo bolinho
    beijinhos

    ResponderEliminar