sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os "verdes" da estação

Ando num misto de férias/trabalho, que a pouco e pouco me vai permitindo retomar hábitos saudáveis. Um deles é logicamente cozinhar em casa, embora continue a aguardar solução para a minha cozinha. Os móveis de um dos lados ficaram "inchados" e começa a aparecer a humidade. De qualquer forma só lá para Outubro/Novembro é que situação deverá estar resolvida. Obras exteriores no prédio também me têm obrigado a ter a mobília do terraço dentro de casa, transformando a sala numa espécie de acampamento. Por isso, o melhor é sair, logo de manhã cedo, para caminhar no parque.


É muito curioso de observar os outros utentes do parque. Imagino que eles farão o mesmo! De manhã cedo há sempre grupos de senhoras que em passo ligeiro conseguem "tagarelar" o tempo todo, passando de certo em revista todas as pequenas notícias familiares e locais. Hoje também presenciei uma cena curiosa. Uma outra senhora levava pela trela um cão grande, pesado e já velhote, que se esparramou na relva com um ar pachorrento, enquanto ela lia, em pé, o que parecia ser um livro religioso. Ao lado dois jovens com aspecto de "alternativos" faziam flexões arriscadas, tendo como assistência um cão, este mais agitado que o primeiro. Ao longo da minha hora de caminhada, fui apanhando pequenos bocados de conversas, sempre que algum grupo passava por mim. No fim, ficaram retalhos de histórias matinais, hoje com carácter um pouco religioso e místico. Agora o que é um facto é que sejam quais forem as conversas que oiça fico sempre numa espécie de levitação depois deste esforço.

Para o culminar desta sensação de bem estar não há nada como um chá verde depois de um bom duche. Os meus favoritos, para esta hora do dia, são neste momento o Sencha e o Kukicha. Ambos japoneses, mas com características muito diferentes. O primeiro é um chá bastante corrente, embora existam qualidades distintas. Quanto ao segundo é preparado a partir de pequeninos troncos, tendo por isso um aspecto e um paladar muito distinto dos restantes chás. A coloração verde também é bastante intensa.


2 comentários:

  1. Fa,
    Também gosto bastante de chá verde, mas até hoje nunca me atrevi com outros que não os que se vendem nas grandes superficies, mas destes só compro o "Gorreana".
    Espero que tudo se resolva a contento na tua cozinha. Imagino o stress de ter a casa a pantanas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla
    O chá em um ritual que me dá algum prazer, para além disso parece fazer bem. Quanto à cozinha vai ser necessário ter paciência. bjs

    ResponderEliminar