domingo, 25 de abril de 2010

Panquecas de courgette com iogurte


Ontem apetecia-me comer panquecas, mas quando as comecei a fazer, numa versão salgada, deparei-me com a falta de uma série de ingredientes. Isto levou-me a recriar completamente a receita que serviu de inspiração.
Misturei numa taça 100 g de farinha de trigo com 1 colher de sobremesa de fermento, 1 ovo, 1 iogurte magro, 1/2 colher de chá de açafrão-das-Índias, 1 pitada de caril, sal, 1/2 courgette cortadas aos cubos pequenos, 2 tomates pelados e sem sementes também cortados aos cubos, salsa picada e orégãos. Depois adicionei a quantidade de leite suficiente, mas de modo a ficar com um polme espesso.
Numa frigideira antiaderente coloquei uma colher de sopa de óleo, que depois deitei fora quando estava quente. Deitei colheres grandes de massa que espalhei ligeiramente para formar as panquecas. Virei-as algumas vezes com a juda de uma espátula outras apenas com um movimento rápido da frigideira. Estas panquecas foram a base de um jantar rápido de preparar, com poucas gorduras e algumas vegetais.

3 comentários:

  1. sairam umas belas panquecas.
    ate apetece fazer uam salada para as acompanhar
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Também me estou a preparar para repetir esta receita, mas agora com milho. bjs

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali meia courgette no frigorífico e estou a pensar fazer umas panquecas amanhã para o meu almoço. Sou fã das de versão doce e falta-me experimentar a versão salgada. Falta-me é o caril mas estou a pensar colocar pimenta de espelta :)

    ResponderEliminar