segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pão de atum e azeitonas

Este tipo de bolos salgados, são úteis para reforçar a refeição do jantar, somando-se à habitual sopa de verduras. Desta vez resolvi fazer um pão de atum e de azeitonas pretas.

Como ingredientes utilizei: 250 g de farinha com fermento, 1 pacote pequeno de queijo parmesão ralado, 2 latas de atum de conserva, 1/2 colher de chá de caril, 125 ml de leite, 100 ml de azeite, 1 colher de chá de sal refinado, 4 ovos, azeitonas pretas q.b., folhas de tomilho frescas. Depois de misturar bem todos os ingredientes e obter um creme homogéneo, coloquei numa forma rectangular e levei ao forno cerca de 45 minutos, o tempo suficiente para ao espetar um palito este sair seco.

7 comentários:

  1. Tenho um "fraquinho" por bolos salgados. Com uma sopa, tb são opção habitual de jantar cá em casa.
    Este deve ser delicioso!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. e mesmo bom com uma saladinha ate ja temso um jantar light
    vaio para o meu receituário
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Obrigada. Por razões profissionais vou estar uns dias afastada da minha cozinha. Mas em breve regresso ... Bjs

    ResponderEliminar
  4. Cá estou eu outra vez e este vou ter que fazer. Se não for parmesão que outro tipo de queijo aconselhas?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todas,
    Finalmente regresso a casa, mas ainda não à minha cozinha ... Quanto à questão da "ameixa seca", penso que pode substituir por queijo emental ou gruyére que são frequentes no supermercados. Mas o mais gostoso para mim é o queijo de S.Jorge ralado. Claro que este não o encontramos pronto e é necessário proceder proceder a essa operação. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto apetitoso, depois de ver o da Ameixa, vim espreitar o teu e vou decerto fazê-lo em breve.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Moira
    Também já estava esquecida desta receita. Foi a Ameixa que me recordou. Nesta altura do ano começa a saber bem substituir as sopas quentes por uma fatia destes bolos salgados, acompanhados de uma salada.
    bjs

    ResponderEliminar