domingo, 15 de agosto de 2010

Bolo de nozes

Esta semana fiz uma "Tarta de Santiago" para comemorar os anos da minha mãe. Mas a pressa foi tanta que acabei por não a fotografar. Este bolo foi inspirado na referida "tarta", mas neste caso usei nozes e mudei um pouco a receita. O desenho também teve de ser outro. Desta vez não poderia colocar a espada de Santiago! Lembrei-me por isso de um ramo de folhas a atravessarem o bolo.

Como ingredientes utilizei:

- 250 g de nozes moídas
- 5 ovos
- 200 g de açúcar
- 1 colher de chá de canela
- 100 g de farinha
- 1 colher de chá rasa de fermento
- 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
- a casca ralada de 1/2 limão

Misturei as nozes moídas com o açúcar e depois adicionei os ovos. Adicionei em seguida os restantes elementos. Este tipo de bolos tem tendência a pegar no fundo da forma, por isso é conveniente forrá-la com papel vegetal untado com manteiga.

Depois de frio coloquei por cima um desenho que tinha recortado e polvilhei com icing-sugar, usando para o efeito um pequeno passador.

3 comentários:

  1. Sendo assim, mando um beijo de parabéns á sua MÃE do tamanho do mundo; e dizer que esse bolo está fabuloso (aliás todos os bolos que vejo aí são divinais)....
    espero que as obras estejam a decorrer bem.......
    Beijinho e já tinha saudades suas.~

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, "Tuquinha". Felizmente a minha ma~e pode comer doces. Sempre foi bastante gulosa. Quantos às obras ainda estou a aguardar. Bjs

    ResponderEliminar
  3. parabens a< tua mama
    este bolo esta bem bonito
    eu por acaso junca fiz essa tarte mas deve ser tao boa
    beijinhos

    ResponderEliminar