sábado, 14 de agosto de 2010

Polvo no forno com alecrim


Hoje de manhã dividi o meu tempo entre assistir ao meu programa favorito no canal M6 - Un dîner presque parfait e o programa da Antena 1 - Hotel Babilónia, onde a Manuela do blogue Tertúlia dos Sabores foi entrevistada pelo Pedro Rolo Duarte e João Gobern. Foi engraçado que durante a entrevista foi referida a dificuldade em tirar fotografias interessantes dos alimentos. Nesse momento, já tinha o meu polvo assado, aguardando a hora do almoço dentro do forno. Fotografa-lo passou a ser de imediato um desafio! Não sei se terá ficado muito fotogénico, mas estava bom!

O polvo tinha ficado a descongelar de um dia para o outro e hoje logo pela manhã comecei por o cortar aos bocados. Numa assadeira de barro de Bisalhães coloquei o polvo, uma cebola cortada aos quartos, 6 dentes de alho grandes (esmagados), alecrim, 2 folhas de louro, batatas pequenas oferecidas recentemente por uns amigos, sal e azeite. Depois foi só levar ao forno durante cerca de 1 h e 15 minutos, virando de vez em quando com a ajuda de uma colher.

6 comentários:

  1. está fotogénico e apetitoso!!!
    babette

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Babette. Bom domingo! bjs

    ResponderEliminar
  3. Fa,
    Também gosto muito de polvo assado. Acho que nunca juntei alecrim, mas fica aqui a dica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. PARECE FEITO PARA MIM ,ESTA TAL COMO EU GOSTO BJS

    ResponderEliminar
  5. Olá, Aline
    Não há propriamente uma receita fixa, mas posso dizer-lhe que utilizei um polvo congelado, comprado no supermercado. As quantidades dos restantes ingredientes foram um pouco a olho. Na entrada relativa a esta receita poderá encontrar a quantidade de alhos, alecrim e louro. O azeite é em função do prato de ir ao forno que se utilize. Bjs

    ResponderEliminar