
Mas voltando ao entrecosto caramelizado, comecei por adquirir dois belos pedaços de entrecosto no talho, pedindo para lhes darem uns cortes transversais. Coloquei-os, sem qualquer tempero, num tabuleiro de inox que levei ao forno 30 minutos a uma temperatura de 250ºC. Depois desliguei e deixei ficar a carne dentro do forno de um dia para o outro.
No dia seguinte, pela manhã, escorri toda a gordura que se tinha formado na base do tabuleiro. De seguida misturei molho de soja, com vinagre balsâmico, mel e um toque de Vinho do Porto. Pincelei a parte de cima da carne com este molho e levei ao forno a uma temperatura de 150º/180ºC durante 10 minutos. Retirei, virei a carne e pincelei de novo a parte de cima. Repeti esta operação várias vezes durante um período de 45 a 60 minutos. Ao pincelar tive o cuidado, já na fase final, de o fazer ao de leve para permitir a formação da crosta caramelizada. Foi um trabalho de paciência, porém o resultado foi compensador. Claro que este é o tipo de comida ideal para um almoço de família ou entre amigos, porque o que sabe bem é comer à mão e "roer" bem os ossinhos.
caramelizado deve ser tao bom. eu por acaso nunaca fiz mas fiequei com vontade
ResponderEliminarbeijinhos
Gostei da dica de a carne ficar de um dia para o outro para eliminar a gordura em excesso.
ResponderEliminarsempre a aprender!
babette
Como referi também nunca tinha utilizado entrecosto e esta foi uma maneira de lhe tirar parte da gordura. Contei com a colaboração de um ajudante para me estar sempre a tirar o tabuleiro do forno e a pincelar a carne, mas como ele gostou tanto do produto final, nem se importou de realizar esta tarefa e já quer que eu repita a receita. Bjs
ResponderEliminar